Chamamos de câncer bucal um tumor maligno que acomete uma dessas regiões: lábios, gengiva, bochechas, palato (céu da boca), língua ou assoalho (embaixo da língua).
Apesar de estar entre os dez tumores mais comuns no Brasil, muitos desconhecem os sintomas desse câncer, bem como o seu tratamento e as chances de cura. Por isso, leia esse artigo e compartilhe com o máximo de pessoas que puder. Você pode ajudar a salvar uma vida!
Causas – Os grandes vilões causadores do câncer bucal são o álcool e o tabaco (cigarro, cachimbo, charuto, rapé etc). Somados à exposição descuidada ao sol eles se tornam uma verdadeira bomba relógio.
Relações sexuais sem proteção também são um fator de risco, isso porque a presença do HPV acelera o desenvolvimento dos tumores.
Prevenção – Infelizmente, a maioria dos diagnósticos do câncer bucal ocorre tarde, o que diminui as chances de cura. Mas, se diagnosticado no início, o jogo pode virar. Por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio.
Mude seus hábitos – O ideal é não abrir mão dos hábitos saudáveis e contar sempre com seu dentista: é importante que ele te examine a cada 6 meses! Além disso, outros pontos são importantes, veja:
- Não fume
- Não beba em excesso
- Se alimente com fibras e frutas
- Evite exposição prolongada ao sol, e qualquer exposição solar sem proteção
- Mantenha excelente higiene bucal, sempre!
Autoexame – No dia a dia também é possível se prevenir do câncer bucal por meio do autoexame. Veja como fazer:
- Olhe no espelho todos os aspectos da língua, gengiva e garganta e observe a presença de feridas, lesões, caroços, sangramentos, etc.
- Qualquer aspecto estranho, que demora a cicatrizar ou muda de cor é um sinal de alerta.
- Rouquidão ou perda de peso também preocupam.
Se identificar algum desses sinais, procure imediatamente o nosso departamento Odontológico ou um parceiro Sinthoresp Amil Dental.
Fique de olho! – Fazer o autoexame, adotar hábitos saudáveis e especialmente: visitar o dentista! Essas dicas são valiosas e infalíveis na prevenção ao câncer bucal.
Venha aos consultórios do Sinthoresp ou procure um parceiro Amil e evite essa ameaça para a sua saúde!