O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATU…H e secretário geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, abriu o segundo dia das atividades da 1º Conferência Internacional para o setor de fast food. O evento acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e é uma iniciativa da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA e do Sindicato Internacional dos Trabalhadores em Serviços (do inglês, Service Employees International Union – Seiu).
Na ocasião, Moacyr apresentou as ações da CONTRATUH e do SINTHORESP no Brasil contra as irregularidades trabalhistas cometidas pelas empresas que exploram o ramo, em especial o McDonald’s. Ele destacou a tentativa de rede de obrigar os trabalhadores a exercerem a jornada móvel e variável, quando a empresa não delimita o horário e a duração do expediente de trabalho dos empregados. Assim o trabalhador não tem uma carga horária diária fixa, ficando à disposição da necessidade da empresa. “A luta dos trabalhadores motivou ações contra o McDonald’s em diversos estados do Brasil. Hoje essa rede é proibida de obrigar essas pessoas a abrirem mão de suas vidas”, afirmou Moacyr citando o acordo judicial que determinou a extinção da prática da jornada móvel em todas as 640 lojas da rede no país. A ação também prevê o pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 7,5 milhões. Cerca de 42 mil funcionários do McDonald’s foram beneficiados pela conciliação.
O procurador do Trabalho, Leonardo Osório Mendonça, responsável por acionar na Justiça o McDonald’s no caso citado, representou o MPT na programação. “A jornada móvel variável é uma forma utilizada pela lanchonete para reduzir custos, burlar direitos, rejeitar a dignidade dos trabalhadores, os quais exercem as suas atividades sem que a empresa reconheça a valorização social do trabalho”, destacou.
Cerca de 32 delegações participam dos trabalhos. A UITA construirá um relatório das atividades desenvolvidas e um documento com o resultado dos debates realizados na conferência. Nos próximos dias, trabalhadores de fast food e os líderes sindicais realizarão movimentos e paralisações na cidade de Nova Iorque.
Manifestação em New York contra a delinquência patronal do McDonald´s reúne trabalhadores do mundo todo. O Brasil foi representado pela CONTRATUH e Sinthoresp.