O dia 06 de junho foi marcado por manifestações ao redor do mundo contra as práticas irregulares do McDonald’s. O Sinthoresp marcou presença e, ao lado de trabalhadores e ex-trabalhadores da rede aqui em São Paulo, apoiou os manifestantes em frente à loja da Av. Paulista, próximo ao Conjunto Nacional. O protesto, chamado de “Não amo tudo isso”, aconteceu em, ao menos, 33 países – como Estados Unidos, Indonésia e Inglaterra – e teve o objetivo de alertar as pessoas sobre as condições abusivas às quais os funcionários são submetidos. “Trabalhadores, a remuneração paga pelo Mc Donald’s não corresponde com o que vocês deveriam receber! Vejam seus holerites! Verificamos que a soma não é igual ao que o trabalhador efetivamente recebe!”, diz o manifesto.
O Sinthoresp foi pioneiro na denúncia às práticas irregulares da rede de fast food no país, com sua luta de mais de uma década pelo fim da jornada móvel e variável, que ganhou notoriedade no país e no exterior. Rodrigo Chagas, advogado do Sinthoresp, lembrou que a entidade continua na fiscalização pelo cumprimento dos direitos dos trabalhadores do McDonald’s e outras empresas, estando, inclusive, presente na 102ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que está sendo realizada em Genebra, até o dia 20 de junho.
A manifestação não se limitará apenas aos protestos nas ruas. Imagens do ato ao redor do mundo serão encaminhadas à sede mundial do McDonald’s como forma de protesto, exigindo o respeito aos direitos de seus trabalhadores em todo o planeta.
Confira a cobertura da imprensa nacional:
http://www.brasildefato.com.br/node/13128