Dia 26, o acordo entre Sinthoresp e McDonald’s (Arcos Dourados do Brasil) completou um ano. Ele cobre sete mil ex-empregados do Mc, a quem garante pagamento de PPR (Programa de Participação nos Resultados) proporcional, de até R$ 1.800,00. Em 26 de março passado, o acordo foi homologado no Cejusc – Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – do TRT da 2ª Região, SP, e foi chancelado pelo juiz dr. Jobel Amorim das Virgens Filho.
Nesta sexta, dia 29, o coordenador Jurídico do Sinthoresp, dr. Antonio Carlos Lacerda, reuniu-se com o dr. Jobel, no Tribunal, a fim de dar conta do primeiro ano de vigência do acordo e informar que mais de 2,4 mil trabalhadores já receberam o benefício. “Novas listas estão sendo checadas e o número de contemplados vai aumentar”, adianta o dr. Lacerda.
Segundo o dr. Jobel, “o objetivo do setor de conciliação do Tribunal é justamente aproximar as partes e produzir acordos”. O magistrado aponta vantagens nos acordos consensuais. “Esse tipo de acordo, além de fortalecer o diálogo entre as partes, mostra-se mais efetivo em seu cumprimento. Os resultados são mais rápidos e raramente há descumprimento”, ele conta.
Para o magistrado, outra vantagem do acordo entre o Sindicato e a Arcos Dourados é que ele garante novas iniciativas entre as partes. É o caso da negociação da PPR de 2019, que já está assegurada no acordo firmado em março passado.
Depoimentos – O Sinthoresp entregou ao dr. Jobel Amorim das Virgens Filho diversas publicações da mídia acerca do acordo. O magistrado também recebeu um pendrive com depoimentos gravados de beneficiados. “Isso nos gratifica muito. Saber que os trabalhadores estão sendo pagos e mostram satisfação com o resultado”, diz o dr. Jobel.