Níveis de gordura e sódio de sanduíches de grandes redes de fast-food representam boa parte do valor diário recomendado e alguns ultrapassam quantidades

Big Tasty, do McDonald’s, tem 101% da quantidade de gordura recomendada para uma dieta de 2.000 calorias
Um lanche pode ter boa parte do valor diário de referência (VD) de uma dieta de 2.000 kcal (podendo até ultrapassar o recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por dia, o máximo de gordura total (de todos os tipos) indicada é 55 gramas. Já o limite das gorduras saturadas é de 22 gramas, enquanto as do tipo trans não possuem um topo estabelecido, já que mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais à saúde.
Em relação ao sódio (ou sal), a quantidade máxima diária fixada é de 2.400 miligramas, o que pode ser facilmente superado por um lanche (sem a necessidade de incluir a batata frita e o refrigerante, que normalmente acompanham a refeição). Após analisar a tabela nutricional de sete diferentes redes de comida rápida, Annie Bello, nutricionista e pesquisadora do Instituto Nacional de Cardiologia, afirma que o excesso de calorias, gorduras e sódio não é o único problema. “Além disso, eles geralmente têm pouco cálcio, ferro e fibras, que são muito importantes para a saúde”, afirma.
Por isso, Annie considera que essas guloseimas devem ser ingeridas esporadicamente, para que o estrago não seja tão grande. Outra estratégia é substituir uma grande refeição pelo lanche (o almoço, por exemplo), para reduzir o impacto das calorias. Nos outros dias, a redução do consumo de comidas industrializadas é muito bem-vinda, para reduzir gorduras.
“É impossível calcular exatamente quanto de gordura se está comendo por dia, então a proposta é que os alimentos de pacotinho, pré-prontos e até mesmo pães e biscoitos sejam menos da metade da nossa alimentação. A cada duas coisas não industrializadas, pode-se comer uma industrializada”, diz. A tarefa nem sempre é fácil, mas vale a pena tentar.
Confira a seguir algumas tentações que assustam quando o assunto é gordura, sal e calorias.
Big Tasty, do McDonald’s
Um dos maiores sanduíches do McDonald’s, o Big Tasty não é “big” só no sabor. De acordo com a tabela nutricional do restaurante, seus 337 gramas trazem 841 calorias (ou 42% do valor diário de referência), 55 gramas de gorduras totais (101% do VD), 23 gramas de gordura saturada (104% do VD), 1,9 grama de gorduras trans. O sódio representa 1.454 miligramas ou 61% do VD.
Para não dizer que não há nutrientes a se aproveitar, a tabela informa que o hambúrguer apresenta as quantidades de cálcio (335 miligramas, ou 34% do VD) e ferro (7,4 miligramas, ou 53% do VD). Os ingredientes são: pão com gergelim, carne bovina, queijo, molho, tomate, alface e cebola.
Stacker Triplo, do Burger King
Três carnes, queijo e bacon, em um pão com gergelim, são os ingredientes que integram o Stacker Triplo, do Burger King. Sem perder tempo com salada, o sanduíche é um dos mais pesados. Ao todo, ele tem 1.529 calorias (76,4% das 2.000 kcal de referência). As gorduras totais são 124 gramas, nada menos do que 225% do valor diário indicado. As saturadas são 53 gramas, 240% do VD, e as do tipo trans representam 3 gramas. No quesito sódio, cada unidade tem 2.937 miligramas, ou seja, 122% do VD.
Big Bob, do Bob’s
Perto do Stacker Triplo, o Big Bob, do Bob’s, parece inofensivo. Parece. Apesar de não estourar os índices de gordura, sal e calorias recomendados por dia, os valores apresentados pela tabela nutricional ainda são altos. Um hambúrguer tem 238 gramas, 625 calorias (31% do VD), 39 gramas de gorduras totais (71% do VD), 13 gramas de saturadas (59% do VD), 1,3 grama de gorduras trans. O sódio é 1.454 miligramas (61% do VD). Os ingredientes que carregam essas quantidades são pão com gergelim, duas carnes bovinas, queijo, alface, cebola e molho.
Brutus, do Giraffa’s
Um dos mais pedidos da rede de comida rápida Giraffa’s, o Brutus inclui, além do pão, carne de boi, queijo, ovo, bacon, alface, tomate e maionese ou molho à escolha do freguês. Cada unidade tem 594 calorias (30% do VD), 29 gramas de gorduras totais (52% do VD), 11 gramas de gordura saturada (50% do VD) e 0,96 gramas de trans. Já o sódio está em 1.110 miligramas (46% do VD).
Double Cheddar, do Habib’s
Em meio a itens da culinária árabe, o Double Cheddar é a opção para aqueles que preferem um tradicional hambúrguer de carne bovina, no cardápio do Habib’s. A receita inclui pão com gergelim, dois hambúrgueres, alface, tomate, molho e queijo cheddar. Junto com essa combinação, vêm 593 calorias (30% do VD), 37 gramas de gorduras totais (68% do VD), 12 gramas de gorduras saturadas (56% do VD), 0,5 grama de gordura trans e 1.510 miligramas de sódio (63% do VD).
Ragazzo Clássico, do Ragazzo
O variado cardápio da rede Ragazzo inclui o hambúrguer Ragazzo Clássico, que inclui carne de filet mignon, queijo, alface e tomate, no pão com gergelim. Sua tabela nutricional também não destoa dos outros exemplos. Um sanduíche de 400 gramas tem 946 calorias (47% do VD), 74 gramas de gorduras totais (134% do VD), 23 gramas de gorduras saturadas (104% do VD), 0,5 grama de gordura trans e 1.698 miligramas de sódio (71% do VD).
Monstro Burguer, do Big X Picanha
Feito para os mais esfomeados, o Monstro Burguer, do Big X Picanha tem valores nutricionais que fazem jus ao nome. As calorias de um sanduíche correspondem a 1.243, as gorduras totais são 87 gramas (158% do VD), as saturadas são 32 gramas (145% do VD) e não há gorduras trans. O sódio, 2.256 miligramas, é quase toda a quantidade recomendada para um dia inteiro, sendo 94% do VD. Os ingredientes são hambúrguer de picanha, pão, tomate, bacon, maionese, queijo cheddar, picles, alface e cebola roxa.
Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/7-hamburgueres-que-escondem-bomba-de-gordura-e-sal