Depois de dois anos difíceis, marcados por distanciamento social e fechamento do setor para contenção do coronavírus, os trabalhadores do nosso setor finalmente estão voltando à ativa.
Mostramos diariamente para vocês em nossas mídias o trabalho de base feito pelos diretores e colaboradores do Sinthoresp, que visitam os estabelecimentos levando informação e ouvindo quem está com a mão na massa, empenhado em fazer o nosso setor funcionar.
Como consequência da retomada, voltamos, com cautela, a realizar de maneira presencial as assembleias, que regulamentam os acordos coletivos. Nos últimos dias nosso vice-presidente, advogado e garçom, Gilberto José da Silva esteve no Palácio Tangará, no Marriot Guarulhos e no Cockpit Hotelaria para explicar aos trabalhadores os termos dos acordos e colocá-los em votação!
Para Gilberto, esses encontros são extremamente importantes. “O trabalhador precisa saber que tudo o que o Sinthoresp faz por ele está amparado na lei. Faço questão de ler cláusula por cláusula e de orientar minha equipe a fazer o mesmo. Tudo tem uma origem e precisamos agir sempre com transparência”, afirma.
Nas assembleias, Gilberto sempre está acompanhado, seja pelos advogados que integram a equipe do setor de Acordos Coletivos e Enquadramento, Gilmar Alves Xavier ou Ana Paula Scudeler. Seja por outros diretores e colaboradores do Sindicato, “Os advogados estão sempre comigo, afinal, eles são especialistas nos acordos e preparados para falar numa linguagem que o trabalhador entenda, negociar com as empresas e em garantir o cumprimento da Lei”, afirma Gilberto.
Segundo ele, os diretores e colaboradores que acompanham as assembleias são essenciais para mostrar tudo o que o Sinthoresp tem a oferecer. “No Palácio Tangará, o Melo me acompanhou, e no Marriot Guarulhos, o Wellington, diretor da regional que fica na região, estava lá para dar o suporte necessário, junto com a advogada Camila Araújo”, conta.
TRABALHO EM EQUIPE – Nosso vice-presidente reforça que se não fosse o time de colaboradores que atua na retaguarda, seria impossível realizar esse trabalho. “O setor conta com uma equipe exclusiva para tratar de Acordos Coletivos, Enquadramento e Assembleias, desde o atendimento inicial às empresas que querem estar de acordo com a lei, até a apresentação e votação do acordo em assembleia online ou presencial”, explica.
Ele reitera que esse trabalho é feito com muito critério e atenção, afinal são os direitos dos trabalhadores que estão em jogo. “Temos advogados, diretores, colaboradores que cuidam da parte administrativa, profissionais de comunicação e marketing e profissionais de T.I., todos trabalham juntos para o bem da categoria!”.
OLHO NO OLHO – Embora tenha muito orgulho de como o setor de acordos coletivos conseguiu contornar as dificuldades impostas pela pandemia e continuar atuante no digital, Gilberto não nega que seus olhos brilham quando ele se encontra frente a frente com o trabalhador. “Eu fui garçom a minha vida inteira, sei como é e assumi junto com a diretoria do Sinthoresp o dever de estar sempre ao lado deles, e não tem jeito melhor de fazer isso do que olhando nos olhos, no lugar em que eles trabalham e explicando os direitos que eles têm”, ressalta.
ACOLHIMENTO – Por fim, o sentimento de gratidão dos trabalhadores por poder voltar ao trabalho, segundo Gilberto, emociona. “Fomos muito bem recebidos em todas as casas, tanto pelos gestores, quanto pelos trabalhadores que estão na linha de frente. O Tangará, o Marriot e o Cockpit deram exemplo de como empresas sérias devem tratar o trabalhador. Boa parte do quadro está sendo restabelecida, os direitos estão sendo respeitados e o trabalhador está feliz, e isso é o mais importante para nós!
ATENÇÃO – Fique atendo em nossas mídias, pois, em breve, divulgaremos as entrevistas com a cobertura completa de cada assembleia!