
Assembleia foi conduzida pelo diretor Francisco Mendes
Mais de 300 funcionários do Tauá Hotel&Convention Atibaia aprovaram o acordo de regularização do Banco de Horas da empresa. A assembleia aconteceu na última sexta (26) no Hotel.
A negociação desse acordo se arrastou por mais de um ano. Após muitas reuniões, as partes entraram em consenso, o que beneficia a todos hoteleiros. O novo Banco de Horas vale até 25/10/2020.
Advogada – Gerente-jurídica da Regional de Atibaia, Priscila Rodrigues Buchette, conta: “Esse hotel já vinha implantando o Banco de Horas. Nós viemos para regularizar e trazer novas regras”, explica. Ela detalha: “No acordo, dentre outros pontos, destaca-se que os empregados poderão fazer duas horas extras por dia. A empresa deve compensar hora por hora. Trabalhou uma, compensa uma. Caso não consiga conceder as folgas compensatórias, os trabalhadores vão receber um bônus de 50%. Então trabalhou duas horas, vai receber três”.
Francisco – A assembleia foi conduzida pelo diretor da Regional Atibaia, Francisco Erivaldo Bertoldo Mendes. Ele diz: “A negociação foi bem trabalhosa, porque ela começou antes da Reforma Trabalhista. Foi difícil, mas o resultado foi satisfatório”.

Advogada Priscila Buchette explicou novas regras do Banco
Plano Odontológico – Dentre outros benefícios previstos no acordo coletivo, nosso Sindicato negociou que o trabalhador usufruirá do Plano Odontológico, custeado pelo Hotel. “A gente entende que quem faz hora extra quer receber. Então, pra equilibrar essa negociação, pedimos que, em contrapartida de não receber a hora de imediato, fosse custeado um Plano Odontológico, pelo empregador. Agora, o funcionário tem todo acesso ao departamento odontológico do Sindicato”.
Novo Banco de Horas
– Funcionário pode trabalhar até duas horas a mais por dia;
– Domingo e feriado não poderão ser inclusos no Banco de Horas;
– Se não quitar as horas créditos em seis meses, hotel pagará em dinheiro;
– Hora trabalhada, hora compensada. Se o hotel não conseguir compensar as horas, deverá efetuar o pagamento com acréscimo de 50%, com os adicionais de horas extras previstos em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT);
– Quem trabalha no feriado tem um dia para folga;
– Hora negativa: trabalhador pode ter até 15 horas negativas. Hora negativa não pode ser descontada do salário, nem da rescisão;
– A cada 30 dias, hotel deve oferecer extrato de horas ao trabalhador;
– Aviso para a compensação deve ser feita com 48 horas de antecedência;
– Horas não podem ser compensadas no aviso prévio e nem ser emendada com as férias.