
Gomes é sócio do Sindicato desde os 18 anos
A boa assistência à categoria é a marca forte do Sinthoresp. Nosso setor de comunicação foi a diversos locais de trabalho conversar com sócios, na região central de São Paulo. Eles valorizam muito os serviços e destacam a importância da ação sindical, na parte assistencial e também para assegurar que os direitos sejam respeitados nas empresas.
Maitre – Henrique da Conceição Gomes Correia é sócio do Sindicato há 51 anos. Ele conta: “Assim que arrumei o primeiro emprego, aos 18 anos, me associei e nunca me arrependi. Acho fantástica toda a estrutura e os serviços que o Sindicato oferece”.
Gomes hoje está aposentado. Mas já trabalhou como maitre em grandes hotéis e restaurantes como o Terraço Itália, Sheraton Mofarrej, Eldorado, Hilton, entre outros. Ele gostava de frequentar o Baile da Saudade. Hoje, Gomes e sua a esposa usam os serviços médicos. O associado elogia: “Sou paciente do dr. Alberto e amigo de todos aqui. O atendimento é impecável”.
Garçom – Francisco Ricardo de Oliveira tem 55 anos, é associado desde 1993. Ele e a família sempre aproveitam nossos serviços, inclusive as Colônias de Férias.
Para Chico, como é conhecido, o serviço médico do Sinthoresp supera o plano propiciado pela empresa onde trabalha. “Meu plano de saúde exige muita burocracia pra fazer exames. No Sindicato, tudo muito simples e rápido. Por isso, quando preciso de algum procedimento, procuro o Departamento Médico do Sinthoresp”.
Confeiteira – Num restaurante na rua 24 de Maio, Centro de SP, trabalha Sônia das Graças Silva Pereira. Ela é sócia há 25 anos e recomenda que seus colegas de trabalho também se associem. Ela diz: “Todos a quem recomendei se sindicalizaram”.
Sônia comenta que já fez curso de espanhol na Escola de Hotelaria. E elogia: “O valor que pagamos perto do que o Sindicato nos oferece compensa e muito. Utilizo todos os serviços”. A companheira não frequentou nenhuma das nossas Colônias de Férias. Porém, vontade não falta. “Um dia eu vou”, garante a confeiteira.

Gilberto aponta a necessidade do trabalho de base
Balconista – Sindicato há um ano, mas já utilizou vários serviços. “Acho tudo muito bom. Uso dentista, médico, tudo. Só não fiz curso por falta de tempo”, comenta.
Porteiro – Capitão porteiro do Hotel Excelsior, Edinaldo Brás tem 52 anos. É sócio desde 1988. Ficou afastado um período, mas depois voltou para nosso quadro associativo.
Edinaldo conhece tudo que o Sinthoresp oferece – médicos, dentistas, festas, colônias etc. Ele já precisou fazer exames e saiu satisfeito. “Fiz todos os procedimentos que precisava sem nenhum problema”, conta.
Frequentador assíduo das Colônias, conhece e aprova todas. Opinião de Edinaldo: “Quem fala mal das Colônias tem que pular da ponte, porque é tudo muito bom. São as melhores”.
Diretor de base – Mensageiro do Hotel Excelsior, Gilberto Martins dos Santos é associado há 16 anos e diretor de base do Sinthoresp. Ele destaca a importância de se mostrar à categoria o papel do Sindicato. “Não é um trabalho fácil, mas explicamos que sem o Sindicato o trabalhador está desprotegido. Não é só a questão do reajuste. Temos os direitos na Convenção Coletiva, assistência jurídica, o setor de homologação que garante o pagamento das verbas rescisórias, sem falar nos serviços oferecidos para toda a categoria”. É um trabalho de formiguinha, mas, segundo Gilberto funciona.