O Sindicato atua pela valorização efetiva da mulher. Nesse sentido, a equipe da Escola de Hotelaria do Sinthoresp ministrou a primeira palestra sobre a questão na terça (15) aos trabalhadores do Hotel Mercure, Bela Vista, São Paulo. Darly Alves, diretor responsável pela nossa Escola, e a coordenadora Janaina Cavallin falaram do tema “Uma conversa sobre ser mulher”.

Diretor Darly explica nossa Convenção Coletiva
A coordenadora deu destaque para assuntos ligados a relações abusivas, autoestima, equidade e empoderamento feminino. Janaina mostrou dados surpreendentes. Um dos problemas apontados é discriminação salarial. Ela conta: “No Brasil, há graves diferenças nos rendimentos. As mulheres recebem 25% menos que os homens, o que é injusto”.
O bate-papo também orientou as trabalhadoras a identificar relações abusivas dentro ou fora dos ambientes de trabalho. Janaína alerta: “Muitas mulheres da categoria sofrem assédio ou exploração. Isso também pode ocorrer no relacionamento amoroso. A mulher precisa compreender quando esse tipo de situação acontece”. Ela recomenda: “Primeiro, denunciar. Mas a mulher também deve procurar ajuda e ter mais amor próprio”.
Nosso diretor Darly Alves levou seu apoio às demandas femininas. Ele diz: “Nos dias atuais, as trabalhadoras, que já são fortes, precisam ser mais valorizadas e compreendidas”. Darly também elogiou a presença masculina na palestra. Ele afirma: “Muitos funcionários estiveram presentes e relataram situações cotidianas em que percebem diferenças no tratamento com as mulheres. Todos saíram mais conscientes”.

Cindy foi sorteada com um fim de semana em uma das Colônias
Repercussão – As trabalhadores receberam muito bem a mensagem e agradeceram pelas palestras. “Vou começar a refletir a partir de agora. Mudar meu guarda-roupa e me valorizar mais”, garante Maria José, supervisora de andares da empresa.
Convenção – Nosso diretor explicou o cuidado especial que a Convenção do Sinthoresp dedica às mulheres. Ele conta: “As camareiras têm um dia de folga em novembro, mês em que comemoram o seu dia. Já as gestantes, além dos 120 dias previstos em Lei, têm estabilidade por mais 90 dias. Também têm direito a exames médicos de seis em seis meses”.
Sorteio – Foi sorteada hospedagem para final de semana em umas das colônias do Sindicato. A trabalhadora sorteada foi a nutricionista Cindy Ferraz, que escolherá em qual Colônia vai ficar. Ela diz: “Vou ligar para o meu namorado e dizer que nós já temos programa para o final de semana”.