O Sinthoresp esteve presente na VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 16, 17 e 18 de maio, um importante espaço de debate e formulação de políticas públicas voltadas à população idosa. Sônia Sales, encarregada do Departamento Social e assistente social do sindicato, acompanhou a programação, reafirmando o compromisso do Sinthoresp com a defesa dos direitos sociais e humanos.
Esta edição da conferência teve um caráter especialmente simbólico, por ser a primeira realizada de forma presencial desde 2019, após o período crítico da pandemia. Conforme destacou Sônia Sales:
“É um momento muito marcante para a população idosa do município de São Paulo, pois essa é a primeira conferência após a pandemia, a primeira conferência presencial desde 2019, onde serão definidas muitas propostas de atendimento, de alterações na legislação, tudo com foco na proteção da pessoa idosa.”
O evento reuniu autoridades municipais e regionais ligadas à defesa dos Direitos Humanos, como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Nadir Francisco do Amaral. As discussões trouxeram reflexões fundamentais para a garantia da dignidade e do bem-estar das pessoas idosas.
Foram abordados temas como a necessidade de assegurar o financiamento das políticas públicas, garantindo a ampliação e a efetivação dos direitos sociais, além do fortalecimento de ações que promovam a proteção à vida, à saúde e o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa. Também se destacou o enfrentamento de todas as formas de violência, abandono social e familiar, ainda tão presentes na realidade dessa população.
Destacou-se também a valorização da participação social e do protagonismo da pessoa idosa na vida comunitária, considerando as múltiplas formas de envelhecimento e as diversas realidades vividas. A conferência reforçou ainda a importância da consolidação e do fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa, reconhecendo-os como instrumentos indispensáveis para uma política pública permanente e efetiva no Brasil.
A presença ativa do Departamento Social do Sinthoresp demonstra seu compromisso com a promoção dos direitos e o bem-estar da pessoa idosa. Além de permitir acompanhar as discussões mais atuais sobre políticas públicas e direitos sociais, amplia a capacidade do sindicato de atuar de forma qualificada na defesa dos interesses de sua base, formada também por aposentados, que necessitam de políticas específicas de proteção e acolhimento.
Ao marcar presença, o Sinthoresp reafirma seu compromisso com a cidadania, com a dignidade da pessoa idosa e com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. A participação em eventos como a VI Conferência Municipal fortalece a missão do sindicato de ser referência não apenas na luta por direitos trabalhistas, mas também na promoção e defesa dos direitos humanos e sociais.