Na última sexta-feira, dia 27, a Escola Sinthoresp celebrou a formatura da segunda turma de Migrantes e Refugiados, desta vez no curso A Arte de Bem Servir, fruto da parceria entre o Sinthoresp, a Accor Hotels, a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e a Missão Paz. O curso, que busca capacitar migrantes e refugiados para o mercado de hospitalidade, é mais uma ação voltada à inclusão social e à inserção desses profissionais no mercado de trabalho.
A cerimônia contou com a presença de Laís Fernanda de Souza, gerente de Responsabilidade Social da Accor Hotels, Marcelo Haydu, coordenador da Missão Paz, além de Sonia Sales e Débora Dantas, assistentes sociais do Sinthoresp. Darly Abreu, diretor regional de Osasco, Paulo Augusto Pereira, diretor da Escola de Hotelaria do Sinthoresp, e Rubens Fernandes da Silva, diretor executivo do sindicato, também estiveram presentes, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a formação profissional e o desenvolvimento humano.
Ministrado pelo professor Paulo Pereira, o curso teve como foco principal as técnicas de atendimento e hospitalidade voltadas para garçons, garçonetes, maitres e especialistas em banquetes. Com aulas práticas e teóricas, os alunos aprenderam procedimentos essenciais para a atuação no setor.
Durante a formatura, foi exibido um vídeo no qual cada aluno apresentou sua história, compartilhando de onde veio, quem é e como tem sido a experiência no Brasil e no curso. O depoimento dos alunos foi marcado por emoção, destacando o impacto transformador dessa parceria.
Agora, após a conclusão desse curso de curta duração, os formandos têm a oportunidade de se reinscrever para os cursos do próximo semestre, uma ação contínua do Sinthoresp para apoiar esses profissionais em sua jornada de capacitação e empregabilidade. “Estamos comprometidos em oferecer não só qualificação, mas também um suporte contínuo para que esses trabalhadores tenham as ferramentas necessárias para prosperar no mercado”, destacou Rubens Fernandes da Silva.
Missão Paz – A realidade dos refugiados é marcada por desafios complexos, como a dificuldade de adaptação em um novo país, barreiras linguísticas e o acesso limitado ao mercado de trabalho formal. A Missão Paz desempenha um importante papel no acolhimento dessas pessoas, ao oferecer suporte com moradia, alimentação, aulas de português e outras formas de assistência.
Accor Hotels – Em sua política de responsabilidade social a Accor já desenvolve projetos voltados exclusivamente para a inclusão, e sua parceria com o Sinthoresp potencializou essa iniciativa e abriu ainda mais oportunidades para promover a qualificação profissional, o emprego e a humanização, consolidando o compromisso da rede com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor.
Ações de integração como essa oferecem mais do que capacitação profissional: elas promovem dignidade, autonomia e a chance de reconstruir vidas em um ambiente acolhedor, reduzir a vulnerabilidade e criar um futuro melhor para refugiados e migrantes no Brasil. Com a conclusão da segunda turma, a parceria entre o Sinthoresp e as demais instituições reforça o impacto positivo que a educação profissional pode ter na vida dessas pessoas, oferecendo-lhes a chance de reconstruir suas carreiras e seus futuros no Brasil.