Nosso diretor Rubens Fernandes participou segunda (9) de encontro na Força Sindical entre dirigentes brasileiros e sindicalistas da Rússia. Ele avalia: “É um diálogo importante para a troca de experiências. Somos países do Brics (Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul). Temos interesses em comum e também desafios parecidos”. Além da conjuntura econômica, os sindicalistas debateram os impactos da reforma trabalhista no Brasil e as mudanças nas relações de trabalho na Rússia, que migrou do sistema planificado socialista para a economia de mercado.
Além do presidente da Federação dos Sindicatos de St. Petersburgo, participaram o presidente do Sindicato da Construção Civil, Georgii Para; o presidente do Sindicato dos Químicos, Alexandr Paramonov; e o presidente do Sindicato da Saúde, Iosif Eliovich – todos da mesma cidade. Derbin conta que “os trabalhadores russos também sofreram perdas de direitos, principalmente na década de 90, quando começaram a cair as conquistas do socialismo”. Ele diz: “Tivemos de nos adaptar a um novo contexto político e econômico e desenvolver formas para manter a estrutura e seguir com as lutas”.
Paulinho – Presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho) avalia: “O momento político nacional é conturbado. Devemos nos unir para ter protagonismo na defesa dos direitos trabalhistas”. Para o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o intercâmbio fortalece a solidariedade internacional dos trabalhadores.
Visita – Na manhã desta quarta (11), a delegação russa participou de encontro sindical latino-americano em nosso Hotel. Mais informações em nosso site e redes sociais, a partir desta tarde.