Sobreviver a guerras, ditadura, a uma pandemia de escala mundial, além de ataques governamentais com o intuito de minar as forças do movimento sindical, fortaleceu e forjou a identificação do trabalhador com o Sinthoresp, em seus 90 anos comemorados nessa segunda-feira (10).
As nove décadas recém-completadas não são atingidas por qualquer um, ainda mais com renovação e comprometimento com suas origens.
Em uma cerimônia marcada pelas surpresas, emoção e homenagens, o Sinthoresp celebrou com seus associados, diretores, amigos e familiares a certeza de que a missão de lutar pelo trabalhador do setor de serviços gera frutos. E para isso, é preciso trabalhar duro, com respeito, gerando raízes fortes.
“Nossa história é vibrante e quero ser justo. Ninguém é alguém sozinho. Divido todas as homenagens com todo nosso grupo de trabalho”, afirmou o presidente do Sithoresp Francisco Calasans Lacerda, durante a cerimônia realizada na noite dessa segunda-feira na sede do sindicato.
O evento começou com a projeção de um vídeo, no qual a história do Sinthoresp e de quem a compõe ganhou rosto e voz.
O sindicato, iniciado na década de 1930 com pouquíssimos membros, atualmente representa mais de 300 mil trabalhadores em hotéis, bares, restaurantes e similares de São Paulo e região.
Em seus 90 anos, o Sinthoresp ajudou individual e coletivamente os trabalhadores a resolveram questões jurídicas, trabalhistas, médicas, além de oferecer capacitação e o lazer merecidíssimo aos seus associados.
E as batalhas são feitas por respeito e amor, materializados em conquistas de direitos ao trabalhador. Como foi mencionado durante o evento, citando-se Madre Teresa de Calcutá, “quando estivermos face a face com Deus, seremos julgados não pelo que fizemos ou pelo quanto fizemos, mas sim por quanto amor colocamos em nossas ações.”
Durante a cerimônia foram lembrados os companheiros já não mais presentes fisicamente, mas vivos nos corações dos que ficam. Eles também são a história do sindicato. No palco também foram homenageados ex-funcionários e associados de longa data.
Música ao vivo, com direito a uma canção composta pelo presidente Calasans também abrilhantaram a noite, rica em aplausos e sorrisos.
Manifestando uma de suas características, falar de igual para igual, Calasans reforçou ainda durante o evento o crescimento físico e humano do sindicato no decorrer dos anos. “O Sinthoresp cresceu cem vezes em tamanho, resultando de um trabalho de honestidade, simplicidade e de conquistas, com o apoio da categoria., disse”
Dividiram o palco com o presidente Calasans o ex-ministro José Aldo Rebelo, o Secretário Estadual do Turismo Roberto Alves de Lucena, além das lideranças sindicais Cícero Lourenço Pereira, presidente da Fetrhotel, Wilson de Abreu Pinto, presidente do Sindrestaurante, representando o setor patronal, Wilson Pereira presidente da Contratuh e Miguel Eduardo Torres, presidente da Força Sindical.
A festa continuou com um delicioso coquetel, regado a muita conversa e boas lembranças.