O setor de hotelaria está crescendo e foi o que mais contratou no segmento de Turismo no ano passado, chegando a um total de ocupação de quase dois milhões de vagas formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Para o diretor executivo do Sinthoresp, Rubens Fernandes, “o mais importante é que se trata de emprego formal, o que é fundamental tanto para o trabalhador quanto para a empresa”. Rubens diz: “A garantia do trabalhador é maior porque o emprego com Carteira assinada assegura recolhimento do Fundo de Garantia e da Previdência Social, o que traz mais segurança jurídica ao empregado”.
Aumento – O número de pessoas ocupadas formalmente apenas no setor de hospedagem e alimentação chegou a 1.907.086. Isso representa 65,3% do segmento de Turismo no País, que no total registrou taxa de ocupação de 2.921.314 no último ano.
O estudo do Caged também aponta que a região Centro-Sul foi a que mais aumentou a oferta de empregos com Carteira assinada. Só o Estado de São Paulo abriu 7.481 postos formais de trabalho no Turismo em 2017.