Dando continuidade ao Setembro Amarelo, o Sinthoresp reforça a importância de falar sobre saúde mental e de oferecer apoio concreto aos trabalhadores e familiares que enfrentam situações de sofrimento emocional. Nesta etapa da campanha, damos voz à psicóloga Dra. Geni, do departamento médico do sindicato, que chama atenção para a gravidade do tema.
Segundo a especialista, os índices de suicídio têm aumentado mundialmente e também no Brasil, com maior incidência entre adolescentes e idosos. “Quanto mais informações tivermos, mais chances temos de buscar tratamento e ajudar quem está passando por esse momento difícil. Todas essas informações são importantes para que a gente consiga salvar uma vida”, afirma.
Entre as principais causas associadas ao suicídio estão transtornos mentais como depressão, bipolaridade e esquizofrenia, além do uso abusivo de álcool e drogas. Dra. Geni explica que pedir ajuda é um passo indispensável: “Você que está passando por isso não deve se intimidar. Procure apoio. E quem convive com alguém nessa situação pode ajudar ouvindo, sendo empático e motivando para que essa pessoa também peça ajuda”.
O acolhimento pode salvar vidas. O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio gratuito pelo telefone 188, disponível 24 horas. No Sinthoresp, o trabalhador encontra um espaço de escuta qualificada e acompanhamento psicológico contínuo, realizado por profissionais da área de saúde mental.
Assista ao vídeo da psicóloga Dra. Geni nas redes sociais do Sinthoresp e saiba mais sobre a importância de falar sobre saúde mental e buscar ajuda.
Locais e horários de atendimento psicológico do Sinthoresp
Centro de Atendimento Cásper Líbero
Av. Cásper Líbero, 502 – Luz – SP | Contato: (11) 2189-7342
-
Dra. Geni Emiko — segundas e quintas, das 8h às 12h
-
Dra. Gabriela dos Santos — segundas, terças e quartas, das 8h às 14h
Regional Santo Amaro
R. Dr. Carlos Augusto de Campos, 40 – Santo Amaro | Contato: (11) 5525-2470
-
Dra. Gabriela dos Santos — quintas e sextas, das 8h às 14h