Halitose, mau hálito ou “bafo”… Não importa o nome, o fato é que ninguém quer ter, certo?
Antes de explicar para vocês direitinho as causas da halitose e como tratá-la, quero fazer um alerta: Não recorra a curas milagrosas, correntes de Whatsapp e nem a remédios caseiros, ok? Se você tem mau-hálito, procure um cirurgião dentista! É ele quem vai poder te orientar!
Dito isso, vamos lá!
Você sabia que 40% dos brasileiros tem halitose, e que esse mal acomete milhões de pessoas no mundo todo? As causas bucais são culpadas em 95% dos casos e as causas sistêmicas representam os 5% restantes.
Estamos falando aqui do mau hálito crônico, ok? Aquele que está presente o tempo todo… Não daquele que temos ao acordar de manhã… Esse é comum devido à diminuição de saliva durante a noite, e se resolve facilmente com um bom café da manhã e escovação.
CAUSAS
Restos alimentares, células descamadas da mucosa, acrescidos de bacterias que se depositam, fermentam e liberam gases que cheiram mal
A saburra lingual, camada, branca amarelada que fica na superfície da língua, também contribui
Condições de saúde que deixam a boca seca, como fumo, alguns medicamentos ou dormir de boca aberta, são mais um agravante.
E, para piorar mais ainda, se você gosta de comida gordurosa, muito temperada, com sal, alho, cebola e pimenta, aí tudo se complica.
E agora?
Preste atenção nessas dicas:
– Consuma maçã e cenoura
– Evite fumar ou beber álcool em excesso
– Beba muita água
– Escove os dentes 3x ao dia, passe fio dental e use limpador lingual
– Também é possível tratar as glândulas salivares com laser
Outros problemas de saúde, como diabetes, sinusite, problemas renais ou hepáticos e inflamação nas gengivas, podem desencadear a halitose. É preciso investigar!
Apesar de ser uma condição frequente, afeta o convívio social e pode causar depressão. O mais grave,é que a própria pessoa não percebe e ninguém tem coragem de avisar….Há pessoas que tem tanto medo de ter (halitofobia) que escovam o dente o tempo todo…Também não precisa exagerar rs. E não se estresse, pois isso diminui a salivação!
Agora que você já sabe de tudo isso, vamos evitar e combater o mau hálito juntos?
Procure um dentista nos consultórios do Sinthoresp ou um parceiro Amil, cuide de sua saúde bucal e sorria!

Por dra. Joanna Paula Gaba – Coordenadora do depto. odontológico do Sinthoresp. Professora assistente do curso de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial na FFO -USP. Concursada homologada da Prefeitura de Mauá SP