O Feirão de Empregos do Sinthoresp, em parceria com o Capih, atendeu 1269 pessoas durante esta quarta (13). O evento reuniu 17 redes hoteleiras de São Paulo, com 724 vagas disponíveis para pessoas com e sem experiência.
Desde às 21h de ontem (12) já haviam pessoas na fila de espera. Às 8h os portões se abriram e diante da perspectiva de grande público, o Sinthoresp preparou uma estrutura capaz de garantir agilidade e conforto a quem chegava ao sindicato. Após retirar a senha, antes mesmo de chegar ao atendimento, todos recebiam um kit de alimentação.

O Staff do Feirão contou com um time de 70 colaboradores do Sinthoresp, voltados ao atendimento direto ao público e mais 56 profissionais de recursos humanos das empresas, que se comprometeram conosco a contratar mesmo quem não tinha experiência para dar treinamento e oferecer uma oportunidade
Depois da triagem e o cadastramento, os trabalhadores e as trabalhadoras recebiam um currículo com QR code e podiam passar em qualquer dos 17 estantes dos grupos hoteleiros presentes no evento.
Um modelo montado para oferecer o maior apoio possível e facilitar a reintegração profissional, conforme apontou o diretor do Sinthoresp Darly de Abreu, coordenador do feirão e responsável pelo programa Bolsa de Empregos e pela Escola de Hotelaria do sindicato.
“Hoje temos 70 colaboradores voltados ao atendimento direto ao público e mais 56 profissionais de recursos humanos das empresas, que se comprometeram conosco a contratar mesmo quem não tinha experiência para dar treinamento e oferecer uma oportunidade”, apontou.
As vagas ofertadas possuíam perfis variados, mas a maior demanda era para as áreas operacionais, que exigem menor escolaridade e experiência. Profissões como camareiras, pessoal da limpeza e ajudante de cozinha são as mais procuradas pelos hotéis e, muitas vezes, portas de entrada para o setor hoteleiro, conforme explicou o coordenador da Capih (Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira) e gerente de relações do trabalho na Accor, Daniel Battistini.
Segundo Daniel, mesmo quem saiu sem uma oportunidade garantida tem outras chances de arrumar um emprego.
“Esse cadastro alimentará um banco de dados do sindicato que ficará disponível não somente para essas empresas, mas para todas que procurarem o Bolsa de Empregos do Sinthoresp. Os trabalhadores e trabalhadoras terão um currículo atualizado para todo o mercado”, analisou.