O Sinthoresp firmou mais um acordo coletivo na base. Desta vez, a tratativa se deu em Mogi das Cruzes.
Quarta (17), o diretor-responsável pela Regional Luiz Antonio do Nascimento e a advogada Regiane Cristina Frata realizaram assembleia com funcionários do restaurante Cantina Italiana D’Angelo. Eles apresentaram o acordo de regularização da gorjeta compulsória e enquadramento de Piso Salarial e também esclareceram dúvidas. A proposta foi aprovada por unanimidade.
- Trabalhadores aprovaram acordo
- Diretor Luiz esclarece dúvidas
- Assembleia ocorreu na Regional
Diretor – Nosso diretor Luiz conta: “A empresa já fazia o repasse informal da taxa de serviço. Com o acordo, os empregados passam a ter o valor inserido na folha de pagamento”.
Nossa Convenção Coletiva de Trabalho Específica das Gorjetas para o setor de hotéis, bares e restaurantes estabelece a destinação de 80% do valor arrecadado com a taxa de serviço aos trabalhadores e os 20% restantes para gastos dos empregadores, a fim de recolher impostos e a Previdência.
Benefício – Advogado responsável pelo setor de acordos coletivos do Sinthoresp, dr. Gilmar Xavier Alves argumenta que a mudança só traz ganhos para o trabalhador. Ele explica: “A regularização da gorjeta compulsória beneficia a médio prazo em relação ao 13º salário e às férias. E, a longo prazo, pois aumenta a base para o Fundo de Garantia e a aposentadoria”.
Segundo o dr. Gilmar, todos ganham com o acordo. “Patrões estarão protegidos contra processos trabalhistas e os funcionários receberão corretamente seus direitos”, o advogado afirma.