A partir de segunda, dia 6, bares, restaurantes e similares poderão funcionar por seis horas diárias, com no máximo 40% da capacidade e uso obrigatório de máscaras, e devem fechar até as 17h.
A autorização foi oficializada na manhã deste sábado (4) com a assinatura de protocolo (acesse aqui) com medidas preventivas e de segurança para a operação desses estabelecimentos durante a pandemia.
O Sinthoresp, representado pelo nosso secretário geral, Rubens Silva, esteve em reunião com o prefeito Bruno Covas, que assinou, junto ao nosso Sindicato e aos representantes dos empresários do setor de bares e restaurantes, o documento, exigido pela prefeitura de São Paulo para autorizar a reabertura segura dos estabelecimentos. A portaria com as regras foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial.
Confira algumas das regras para funcionamento do setor na capital
-
As mesas não poderão ser ocupadas por mais de seis pessoas e devem ter 2 metros de distância entre elas.
- Os clientes só poderão consumir os alimentos dentro dos estabelecimentos se todos estiverem sentados, seguindo corretamente as recomendações de higiene.
- O decreto recomenda marcação no piso para filas, evitar aglomeração e disponibilização de álcool em gel.
- Funcionários devem checar a temperatura diariamente e os que apresentarem sintomas de gripe precisarão ser testados antes de voltar ao trabalho.
- As portas e janelas deverão estar preferivelmente abertas, privilegiando a ventilação natural e minimizando o manuseio de maçanetas e fechaduras
- Nos lugares climatizados, garantir a manutenção dos aparelhos de ar condicionado, conforme recomendação da legislação vigente.
- Os cardápios deverão ser disponibilizados por meio de plataformas digitais (site do estabelecimento, menu digital via QR Code ou aplicativo) ou cardápios de grande porte e visibilidade dispostos nas paredes do estabelecimento, como lousas, quadros e luminosos