No ano da Copa do Mundo, o Ministério do Turismo (MTur) distribuirá 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”, feita pela Secretária de Direitos Humanos para estimular a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, das pessoas que são exploradas sexualmente, 76% são menores de 10 anos. No Brasil, isso ocorre principalmente nas regiões de praia, fronteiras estaduais e internacionais. O estado que apresenta o maior número de denúncias é o Rio de Janeiro (1.951), seguido da Bahia (1.942) e de São Paulo (1.826). Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil denúncias.
O programa Turismo Sustentável e Infância, do MTur, previne e enfrenta a exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os níveis do turismo brasileiro. Para inserir as vítimas de abuso no mercado de trabalho, dando-lhes novas perspectivas, o projeto Vira Vida, do Serviço Social da Indústria (SESI), oferece a essas crianças e adolescentes e seus familiares 37 cursos por meio do projeto Pronatec Copa Social, entre eles os de formação de garçom, barista e auxiliar de cozinha.
O Sinthoresp e a Contratuh apoiam e divulgam essa importante campanha para o combate do turismo sexual. Faça a sua parte e denuncie! Ligue para o “disque 100”, serviço de telefonia do Governo Federal. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Fonte: MTur