Com início em 2015 no Brasil, a campanha Junho Vermelho acontece anualmente no mês em que comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). A data foi escolhida com o objetivo de incentivar a doação nos meses mais frios do ano, época em que os hemocentros sofrem com a queda em seu estoque.
Neste ano, em decorrência da pandemia pelo vírus da COVID-19, a campanha conta com o alerta acerca dos níveis críticos que os estoques estão enfrentando. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, todos os hemocentros do Brasil apresentam queda na coleta de bolsas de sangue.
Como saber se posso doar? – A Fundação Pró-Sangue disponibiliza em seu site oficial todos os requisitos para doação, obedecendo normas nacionais e internacionais. Além das informações contidas no site, durante a triagem para a doação você deverá responder com total sinceridade as perguntas a que for submetido, a fim de preservar a sua segurança e do receptor da doação.
Os requisitos básicos incluem:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Carteira Nacional de Habilitação).
Agendamento – Para agilizar o processo da doação, foi desenvolvida uma ferramenta de agendamento online, permitindo que o candidato a doação seja responsável por todo o processo de cadastro, agendamento e, em caso de necessidade, cancelamento. Para saber como funciona, acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/agende.html
Mais – Para mais informações, acesse http://www.prosangue.sp.gov.br/