Estudos mostram que os homens são mais vulneráveis a doenças do que as mulheres, sobretudo enfermidades graves e crônicas. O agravamento dessas enfermidades poderia ser evitado caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção básica como hemograma, dosagem de glicose e aferição de pressão. Esses exames são oferecidos aos associados do Sinthoresp, no Centro de Atendimento Cásper Líbero, pelo laboratório Deliberato.
De acordo com a Coordenação Nacional de Saúde dos Homens, as principais doenças que acometem pessoas do sexo masculino, de 20 a 59 anos de idade, são: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e hemorragia intracerebral, neoplasia (crescimento anormal das células) de brônquios e dos pulmões, seguido da neoplasia do estômago e encéfalo. Também estão incluídas doenças alcoólicas do fígado, como fibrose e cirrose hepáticas e pancreatite aguda.
A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são pontos fundamentais para a redução dos números de incidência de doenças e óbitos.
Fonte: Ministério da Saúde