Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há no país cerca 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população.
O aplicativo Turismo Acessível, ferramenta eletrônica lançada pelo Ministério do Turismo, permite que o internauta cadastre e avalie estabelecimentos e atrações turísticas, de acordo com o nível de acessibilidade. O site conta com 230 mil acessos desde julho e inclui legislações, normas, cartilhas e dicas de como se adaptar e receber esse público.
A ação é uma parceria do Ministério do Turismo com a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência (Conade) e a Embratur.
No programa SHTV número 312, você conhece a história de Ricardo Shimosakai, que ficou paraplégico após ter sido baleado, formou-se em turismo e criou uma agência de viagens especializada em turismo acessível. O vídeo está disponível em nosso canal no Youtube, no link: http://youtu.be/jrH6QShVz44
Fonte: Ministério do Turismo