Ele é jornalista. Foi fundador da Oboré, que criou a moderna imprensa sindical brasileira. Também deu aula de jornalismo na USP. É um homem obstinado, que abraça causas e move montanhas pelas causas justas.
Seu nome é Sérgio Gomes. Ele foi entrevistado no Programa do Sinthoresp, para quem contou como foi a luta pela despoluição da Praia Grande – “a maior praia da classe trabalhadora brasileira”, nas suas palavras.
- Sérgio com João Franzin
- Ele exibe o jornal Sol & Alegria
- Equipe recebe o jornalista
O começo dessa luta se deu no início dos anos 80, ele contou ao jornalista João Franzin, apresentador do Programa do Sinthoresp. Diz Sergião: “Todo o esgoto bruto era jogado no mar. E o mar devolve. De manhã, o trabalhador ia à praia com a família e tinha que pisar em imundície”. E completa: “Ia passar férias, descansar e melhorar a saúde, mas voltava pra casa com doenças de pele e micoses”.
Para organizar a luta, mobilizar o sindicalismo e tratar com as autoridades, foi fundado o Conselho de Entidades Mantenedoras das Colônia. E o Conselho passou a editar o jornal mensal “Sol & Alegria”, que era o porta-voz da causa.
Montoro – A pressão começou junto ao governo Montoro, a luta seguiu na gestão Quércia e o emissário de 2,3 quilômetros só foi concluído no mandato de Fleury.
História – Nosso secretário-geral Rubens Fernandes da Silva comenta: “Hoje, muitos da categoria frequentam nossa Colônia em Praia Grande. É bom que conheçam essa história, sabendo que teve quem abraçou a causa e ajudou a despoluir uma das maiores praias do Brasil”.
Programa – Em breve, você poderá assistir à entrevista em nosso programa, transmitido toda terça, na TV Aberta (Canal 9 da NET e 186 da Vivo). Reprise sábado, às 16 horas; e às 13 horas na TV Guarulhos (Canal 3 da NET).