Realizado na noite da quarta (27), o Encontro de Mulheres do Sinthoresp foi uma bonita homenagem do Sindicato às trabalhadoras da categoria.
Mais de 200 participantes lotaram nosso auditório para o evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher – celebrado em 8 de março.
Calasans – Nosso presidente Francisco Calasans Lacerda afirma: “Esse evento reforça nossa tradição de valorizar as companheiras da categoria”. Ele completa. “As mulheres não são só maioria, são essenciais para o setor hoteleiro e muito importantes para o Sindicato”.
Além de proporcionar momentos de descontração, com oficina de beleza, massagem e sorteio de brindes, o encontro levou informação às participantes com palestras sobre temas que afetam diretamente a vida das mulheres. Organizadora do evento, a diretora Elisabete Cordeiro afirma: “Escolhemos temas fundamentais para municiar as companheiras com informações”.
Saúde – A psicóloga Geni Tamajusuku, que atende em nosso Departamento Médico, conversou com a plateia sobre depressão. Suas causas, sintomas e formas de tratamento. Ela conta: “A doença é ainda vista com preconceito por boa parte da sociedade, inclusive pelos empregadores. Mas precisa ser levada a sério”.
Aposentadoria – A reforma da Previdência foi o tema da palestra ministrada pela nossa advogada, dra. Adriana Sato. Gerente do setor previdenciário, ela explicou os impactos da proposta, que prejudica, sobretudo as trabalhadoras. “O aumento da idade mínima e do tempo de contribuição acentuará a desigualdade salarial entre homens e mulheres presente no mercado de trabalho. E esse é só um dos pontos”.
Violência – Outro assunto que prendeu a atenção das companheiras foi o feminicídio e o combate à violência contra a mulher. A delegada e ex-deputada Rose, responsável pela implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, em 1985, falou sobre o problema. Segundo ela, os casos de feminicídio só aumentam. “É preciso reverter esse cenário e só vamos conseguir com informação, educação e união de forças entre homens e mulheres”.
Homenagem – Pelo trabalho realizado em sua trajetória no combate à violência contra a mulher, Rose foi homenageada com o troféu Voo de Gaivotas. O prêmio, lançado pelo Sinthoresp em 2012, é destinado àqueles que, no mundo do trabalho, se destacaram pela contribuição em benefício dos direitos do cidadão, do trabalho decente e dos direitos humanos.
Diretor – Para nosso secretário-geral Rubens Silva, o evento prestou justa homenagem. “É uma honra proporcionar esse momento de descontração e informação àquelas que desempenham um papel tão importante em todas as frentes, inclusive no setor hoteleiro”, ele afirma.
Ao final foi servido um coquetel embalado pela música do saxofonista Jeft Asur.
Mais – Nos próximos dias, em nosso site, traremos informações sobre as palestras.