
Dr. Arouca fala sobre seu novo livro em nosso estúdio
O advogado trabalhista, escritor e renomado jurista, dr. José Carlos Arouca, foi o entrevistado terça (26) no Programa de TV do Sinthoresp.
Ex-juiz do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT-SP) e assessor jurídico do Sinthoresp desde os anos 70, o dr. Arouca falou sobre seu livro “Comentários à Legislação Sindical – Da CLT à Reforma Trabalhista – Lei 13.467”, publicado pela editora LTr em 2018.
A obra, com 818 páginas e extensa bibliografia, é resultado de quatro anos de estudo do advogado. O livro avalia o Direito Sindical brasileiro, buscando fontes antigas, como as Constituições ainda do período monarquista, “quando a norma era não existir Direito Sindical”, observa o autor.
Lacuna – Segundo o dr. Arouca, seu livro preenche uma espaço na literatura especializada sobre o tema. “Não faltam livros e textos sobre todos os ramos do Direito, mas há pouca coisa publicada com relação ao Direito Sindical”, comenta.
O advogado conta que sua experiência na defesa dos trabalhadores o estimulou a escrever a obra, que ressalta o papel das entidades sindicais nas lutas cívicas e construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito. “Como garante o Artigo 3º da Constituição, precisamos construir uma ordem social justa, e aí o sindicalismo tem um papel efetivo”, ele afirma.
Futuro – Arouca diz não ter pretensão de apresentar um modelo sindical para o futuro. Mas a saída, diz, está na unidade e resistência. “Um Sindicato que tenha presença nacional, participe da luta social e se engaje na construção de uma sociedade livre, justa e igualitária, como está escrito no Artigo 3º”, afirma. José Carlos Arouca avança: “Por que não um Sindicato único e nacional que represente toda a classe trabalhadora?”
Adquira – O livro é da editora LTr, à rua Jaguaribe, 571, Santa Cecília, São Paulo (SP). Site www.ltreditora.com.br. Telefone 2167.1101.