A retomada das atividades em bares e restaurantes pode estar muito perto! Em Live do Itaú BBA, realizada no dia 24, o prefeito Bruno Covas afirmou que a reabertura de bares e restaurantes na capital deve ser permitida a partir de segunda (29). A expectativa é que hoje (26), o governador João Dória anuncie, em coletiva de imprensa marcada para às 12h, o avanço da cidade da fase 2 (Laranja) para a 3 (Amarela) do plano de retomada consciente.
A reabertura do setor é uma pauta que vem sendo levantada pelo Sinthoresp junto aos demais representantes do setor há algumas semanas. Nosso presidente Francisco Calasans Lacerda e o secretário geral Rubens Silva encaminharam tanto ao prefeito Bruno Covas, quanto ao governador, oficios em nome da entidade, expondo a realidade dos trabalhadores da nossa categoria
Segundo o secretário geral, Rubens Silva o objetivo do Sinthoresp ao distribuir ofícios às autoridades foi o de conscientizar sobre a urgência viabilizar medidas consistentes e permanentes, que assegurem o emprego e a renda até que o país supere a pandemia.
Nos ofícios, diz Rubens, expusemos que, apesar da vigência da MP 936, entre março e abril, somente no setor de bares, restaurantes e meios de hospedagens, foram registrados 96.758 desligamentos no Estado de São Paulo, mais de 50 mil deles apenas na capital.
O secretário reforça que os dados não consideram os números de maio e junho, tampouco os empregos informais e diminuição da renda por conta das suspensões contratuais e reduções de salário. “É certo que situação é grave para o mundo do trabalho como um todo. Enquanto as empresas tentam se manter ativas, os trabalhadores têm que lidar com a incerteza quanto ao futuro de seus empregos, ao mesmo tempo em que precisam colocar comida na mesa, pagar as contas – algumas essenciais, como aluguel, água, luz, gás, etc. –, remédios, e outros recursos mínimos e necessários para garantir a dignidade da pessoa humana”, diz.
Veja os ofícios encaminhados pelo Sinthoresp às autoridades