
Nosso diretor representou a categoria na delegação da Força Sindical
Entre os dias 11 e 14 de setembro, nosso diretor Rubens Fernandes da Silva participou na Colômbia do X Congresso Nacional da Confederação Geral do Trabalho. O evento, em Bogotá, Capital, reelegeu Julio Roberto Gómez Esguerra presidente da CGT. O tema foi “Pelos direitos da nossa gente”.
Rubens representou o setor hoteleiro na delegação da Força Sindical, composta pelo presidente Miguel Torres; a secretária nacional da Mulher, Maria Auxiliadora dos Santos; e Nilton Souza Neco, secretário de Relações Internacionais da Força e também secretário-geral da ADS (Alternativa Democrática Sindical das Américas).
O evento contou com as presenças do presidente da Colômbia, Iván Duque; da ministra do Trabalho, Cecilia Álvarez; do governador da Cundinamarca, Jorge Emilio Rey; do presidente da CGT-Colômbia e da ADS, Julio Roberto Gómez Esguerra.
O Congresso reuniu 1,5 mil sindicalistas de 15 países das Américas do Sul e Central, que debateram reivindicações trabalhistas, econômicas e sociais de inúmeras categorias e temas sobre a realidade da classe trabalhadora nas Américas e no mundo.
Preocupação – Ficou clara a preocupação de todos com a precarização do trabalho frente aos ataques do capital. O diretor Rubens conta: “Os grandes conglomerados sangram a sociedade em busca do lucro e isso impacta diversos setores. Portanto, o objetivo desse encontro foi fazer com que países asiáticos, que possuem mão de obra mais barata e desvalorizada, implementem políticas para barrar a exploração”.
Sindicalismo – Rubens comenta o prestígio do movimento sindical colombiano, visto como interlocutor entre a sociedade e governo. Nosso diretor conta: “O diálogo é feito por meio dos Sindicatos, que atuam para resolver os problemas sociais e dos trabalhadores”.