O Sinthoresp oferece importantes serviços à categoria. Entre esses, o Departamento Social. Segundo Dona Carmem Yasuco Shimizu, assistente social responsável pelo setor, o Departamento orienta sobre questões relacionadas à Previdência, auxilia vítimas de acidente do trabalho, encaminha pessoas em busca de atendimento médico e psicológico, entre outros serviços gratuitos.
Um dos trabalhos prestados é o acolhimento aos jovens. Dona Carmem explica: “Existe hoje forte sobrecarga de trabalho entre a juventude. Muitos vêm até nós com dores nas costas, depressão, estresse e problemas psiquiátricos. Nós fazemos o encaminhamento e, em caso de afastamento, entramos com a solicitação do auxílio-doença junto à Previdência”.
Terceira idade – O Departamento também atende aposentados. Além de auxiliar no cálculo do tempo para aposentadoria para quem ainda não recebe o benefício, o Departamento Social promove a integração entre os idosos, com o Baile da Saudade e excursões para as colônias do Sinthoresp.
Dona Carmem destaca que muitos desses serviços resultam do trabalho conjunto entre os setores de nosso Sindicato. Ela conta: “Temos o apoio do departamento médico para realização de remoções hospitalares, do departamento de tráfego para visitas domiciliares, do jurídico nas questões trabalhistas e previdenciárias e da diretoria para resolver da melhor maneira possível casos especiais”.
Serviço – O Departamento Social atende de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, no 2º andar do Centro de Atendimento Cásper Líbero, na Avenida Cásper Líbero, 502, Centro, perto da Estação da Luz.
Mais informações por telefone: 11 2189.7338 e por e-mail: social@sinthoresp.org.br
Veja a entrevista completa, concedida ao jornalista João Franzin, no link.