A crise hídrica tem afetado toda a população e, entre os que estão contabilizando maiores prejuízos com a falta de água, estão os bares e restaurantes da capital paulista.
Para ajudar esses estabelecimentos a lidarem com as interrupções no fornecimento, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) criou uma cartilha para que a economia possa ser efetuada sem grandes alardes. As recomendações são simples, mas fazem toda a diferença no dia a dia, confira:
- Armazene água:
A água da chuva ou usada, que possa ser utilizada para lavar pisos, paredes, calçadas e banheiros. Use esfregões molhados antes de usar apenas água.
- Reduza a vazão:
Coloque bicos de borracha (arejadores) nas saídas das torneiras para reduzir o fluxo de água.
- Limpe antes de lavar:
Limpe bem copos, pratos, panelas e talheres antes de ensaboar, com a torneira fechada, para só depois lavar.
- Use bacias:
Em vez de lavar verduras, legumes e frutas na água corrente, faça isso em bacias.
- Use descartáveis:
Utilize materiais descartáveis, como copos, pratos e talheres plásticos, quando possível e mantenha uma reserva para situações de emergência.
- Mude o menu:
Tire do cardápio produtos que exigem maior uso de água, como sopas e massas, se considerar que podem afetar suas reservas e desde que não comprometa o seu negócio.
- Seja transparente:
Comunique funcionários e clientes sobre as novas soluções que o estabelecimento adotou para que o consumo de água seja reduzido, mas que ninguém seja prejudicado.
Também está entre as dicas orientar funcionários e clientes para que usem o mínimo possível da descarga. “Sem água não podemos funcionar, por questão de higiene e segurança alimentar. Ela é necessária para cozinhar, lavar alimentos, pratos, copos, talheres, equipamentos, pisos e manter banheiros limpos, evitando odores e contaminações”, diz Percival Marcato, presidente da Abrasel em entrevista ao site UOL.
O chef Henrique Fogaça, dono do restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo, e jurado do programa MasterChef, da Band ensina, no vídeo a seguir, a lavar verduras em legumes na bacia para economizar água.
Fonte: UOL