Por causa da pandemia, boa parte das empresas está realizando processos seletivos à distância, de modo virtual. Portanto, é imprescindível garantir um bom acesso à internet, para que você possa conversar com os recrutadores sem correr o risco de a conexão falhar. Se, ao ter retorno sobre a vaga, perceber que não conhece aquela ferramenta que será utilizada (Zoom Meeting, Skype, Google Meet, entre outras), teste antes com um amigo e certifique-se de que você está familiarizado com o funcionamento dela.
Pode ser sua primeira vez ou não, mas é certo que o nervosismo pode surgir nesse momento. Procure se manter centrado, tenha sempre seus objetivos em mente, e fale com segurança – afinal, você merece essa vaga! Destaque suas qualificações pessoais e profissionais, como sua resiliência, organização e capacidade de mediar conflitos. Em perguntas como “como você vê o trabalho em equipe?” Mesmo sem ter essa experiência, você pode relacioná-la com o seu comportamento nos trabalhos em grupo da escola e trazer isso para o ambiente profissional. Tudo isso ajudará o recrutador a imaginar seu perfil no trabalho, transmitindo confiança. Por fim, lembre-se de agradecer. Sempre. Isso deixará uma boa impressão e manterá as portas abertas.
Tenha sempre em mente que o cenário pode não ser ideal como você imaginava. Planos pessoais e profissionais de todos foram afetados pela pandemia, mas é preciso encontrar recursos internos e externos para pensar em um plano B – talvez até num plano C, D, E… Essa maneira de encarar a vida com certeza dirá muito sobre você ao se candidatar para uma vaga. O momento pede otimismo, garra e muita dedicação, para que possamos, juntos, vencer a crise.
Conheça – Andressa Santos é psicóloga, especialista em recrutamento e aconselhamento profissional e coordenadora do Bolsa de Empregos do Sinthoresp.
Mais – Para saber mais sobre o Bolsa de Empregos envie um e-mail para bolsadeempregos@sinthoresp.org.br ou ligue para nosso telefone de serviços 3197.2143.