A fase emergencial, que compreende o maior número de restrições previstas no Plano São Paulo, entrou em vigor nesta segunda-feira (15) e deve permanecer até o dia 30.
Além das medidas já adotadas anteriormente para conter o vírus, a nova fase também conta com toque de recolher mais restritivo: das 20h às 5h é indicado que não hajam pessoas circulando nas ruas. O governo do estado afirmou que a fiscalização do cumprimento dessa medida também será ampliada, com maior presença da Polícia Militar.
O uso de praias e parques além da realização de celebrações religiosas e esportivas coletivas está suspenso. Lojas de material de construção e a retirada presencial de mercadorias também estão proibidos de operar até o fim do mês.
Para empresas com funções administrativas não essenciais foi determinada a instituição do teletrabalho (home office), além de a recomendação de escalonamento do início do expediente para diminuir aglomerações no transporte público.
Bares e restaurantes podem continuar funcionando na modalidade de delivery; para padarias o funcionamento está restrito seguindo o toque de recolher, enquanto das 20h às 5h podem ser feitas entregas via delivery ou retirada em drive-thru; hotéis podem continuar funcionando conforme fase anterior.
O objetivo da nova fase é levar os índices de isolamento social para 50%.