
No encerramento do Outubro Rosa queremos dizer duas coisas importantes que pouca gente sabe.
A primeira é que o sindicato é um local onde as mulheres da categoria podem cuidar da sua saúde, basta que sejam associadas ou dependentes de associados e utilizem nosso departamento médico.
A segunda é que um dos nossos ginecologistas, o dr. Jorge Rezek, que atende na regional de Santo Amaro, preparou orientações valiosas para você aprender e compartilhar quais são e como se prevenir dos principais tipos de câncer que afetam as mulheres.
Assista ao vídeo:
Por que falar de prevenção agora
Segundo o Dr. Jorge Carlos Rezek, a chave está no diagnóstico precoce: “se nós conseguirmos que as mulheres façam seus exames, vamos alcançar o objetivo maior de curar 90% dos casos, porque o diagnóstico precoce do câncer de mama é a cura” , afirma.
Ele explica que a atenção aos sinais deve começar a partir dos 40–45 anos, com avaliação médica regular. Em situações específicas, a investigação pode se iniciar antes, a partir dos 35 e 40 anos, isso vai depender do critério clínico. Quanto antes se identifica uma alteração, maior a chance de tratamento bem-sucedido, destaca o Dr. Rezek .
Exames que não podem faltar
-
Mama: além da atenção cotidiana ao próprio corpo, o roteiro de rastreamento inclui mamografia e ultrassom, conforme indicação profissional. A mamografia tende a ser anual ou bienal após os 40 e anual após os 50; o ultrassom de mamas pode ser solicitado “a qualquer momento que o médico achar necessário”; e há casos em que a ressonância complementa a avaliação
-
Colo do útero: o Papanicolau deve ser mantido em dia — ele possibilita diagnóstico, tratamento e cura em estágios iniciais do câncer do colo do útero .
-
Ovários e útero: a ultrassonografia transvaginal auxilia na detecção de alterações em útero e ovários — uma região que, segundo o médico, “as mulheres esquecem”, mas que precisa de vigilância periódica .
Hábitos que ajudam
O médico lembra que sedentarismo, hipertensão, diabetes, além do descontrole de peso e da alimentação, estão associados ao aumento do risco de complicações e merecem atenção no cuidado global da saúde da mulher. Manter consultas, exames e estilo de vida saudáveis faz diferença real nos resultados.
Como o Sinthoresp pode ajudar você
Nosso Departamento Médico está preparado para acolher, orientar e acompanhar cada etapa do cuidado em Ginecologia, do rastreamento à investigação de sintomas. O atendimento é mediante agendamento, destinado a sócias(os) e dependentes.
A consulta não se limita ao pedido de exames: avaliamos histórico, fatores de risco, uso de medicação e queixas como alterações do ciclo menstrual, sintomas do climatério/menopausa, dor pélvica, corrimentos, infecções recorrentes e dúvidas sobre métodos contraceptivos e prevenção de ISTs. Também orientamos sobre periodicidade de rastreamento por faixa etária e perfil clínico, além de esclarecer preparo para exames e próximos passos após cada resultado.
Confira nossa agenda de atendimentos
Centro de Atendimento Cásper Líbero
Endereço: Avenida Cásper Líbero, 502 – Luz, São Paulo – SP
Contato: 2189.7342
Dr. Laerce Tamajussuku: seg. 08h00 – 12h00, ter. 13h00 – 17h00
Dr. Jorge Carlos Rezek: qui. 08h00 – 12h00
Regional Guarulhos
Endereço: Rua Francisco Antônio de Miranda, 114 – Jardim Guarulhos
Contato: 2087.6980
Dr. Laerce Tamajussuku: 3ª quinta do mês 13h00 – 17h00
Regional Santo Amaro
Endereço: Rua Dr. Carlos Augusto de Campos, 40 – Santo Amaro
Contato: 5525.2470
Dr. Jorge Carlos Rezek: seg. e ter. 13h00 – 17h00














