
Dr. Gilmar explica como funciona a negociação
As restrições da nova lei trabalhista não têm impedido o Sindicato de ir pra base buscar acordos coletivos benefícios aos trabalhadores.
Pelo contrário. Temos nos mobilizado e ampliado os ganhos da categoria. É o caso dos acordos para pagamento de PPR – Programa de Participação nos Resultados. Um desses, ainda recente, foi firmado com a rede Accor, beneficiando mais de 3,5 mil funcionários das áreas operacional e corporativa.
O dr. Gilmar Xavier Alves responde pelo setor de acordos do Sindicato e faz o balanço das negociações. Ele conta que as empresas têm procurado o Sinthoresp. “Quando elas não nos procuram, iniciamos a negociação”.
Ganhos – Para o advogado, todos ganham com o pagamento da PPR. Ele comenta: “O trabalhador se sente valorizado e empregador tem funcionários mais motivados”. Segundo o dr. Gilmar, a implantação do programa de PPR muda o comportamento da equipe. “Há uma mudança positivas, desde que se estabeleçam metas palpáveis. Do contrário o efeito é negativo”, diz.
Justiça – Em regra, os acordos são cumpridos pelas empresas. Porém, se não ocorrer, o Sindicato entra em ação. “Primeiro, tentamos resolver pelo diálogo. Se não houver solução, adotamos a via judicial através do nosso Departamento de Coletivas”.
Informações – Sua empresa não paga Programa de Participação nos Resultados? Ligue para nosso Jurídico 3218.4350 e se oriente.