Uma das marcas do nosso Sindicato é a boa e ampla assistência jurídica. E um dos serviços mais procurados nessa área pela categoria é a assistência previdenciária.
Para entender melhor o alcance desse trabalho, o programa de TV do Sinthoresp entrevistou a dra. Adriana Sato. Ela responde pelo atendimento jurídico previdenciário.
Segundo a advogada, “no início das atividades no setor, quem mais buscava os serviços eram aposentados e pensionistas”. Isso mudou. Ela explica: “Com o aumento da pressão nos locais de trabalho, maior carga horária ou assédio, cresceram as doenças e afastamentos”. Hoje, diz a dra. Adriana Sato, boa parte da demanda decorre de trabalhadores da ativa.
Por orientação da diretoria do Sinthoresp, o trabalho jurídico previdenciário atua articulado com o Departamento Social. Ambos funcionam na avenida Cásper Líbero, 502, Centro, próximo à Estação da Luz. Muitas vezes, o Departamento Social faz a triagem e depois encaminha para o setor previdenciário.
Conhecimento – Durante a entrevista, a dra. Adriana comentou que há muita desinformação acerca dos direitos previdenciários. A advogada também frisou a importância do empregado guardar o máximo de documentos, para o caso de ingressar com pedido de afastamento junto ao INSS ou entrar com processo judicial.
Balanço – Em 2018, o setor realizou 2.567 atendimentos pessoais e por telefone. Só em janeiro deste ano, foram atendidas 108 pessoas.
Programa – Em breve, a entrevista será exibida em nosso programa. A TV Sinthoresp vai ao ar toda terça, às 11h30, na TV Aberta (Canal 9 da NET e 186 da Vivo). Reprise sábado, às 16 horas; e às 13 horas na TV Guarulhos (Canal 3 da NET).