Ele entrou jovem para o Sindicato. Aos 21 anos, o sergipano Valdir Farias da Silva ficou sócio do Sinthoresp. O ingresso no quadro associado da entidade viria, anos depois, a lhe abrir portas para integrar a própria direção do Sindicato.
Valdir, que na sexta (16) assumiu posto na direção executiva do Sinthoresp, em substituição ao companheiro Freitas, recentemente falecido, afirma: “Entrar para o Sindicato mudou a história da minha vida. Aqui, eu lapidei três conceitos fundamentais, que são a honestidade, a luta pelos ideais e a importância do trabalho coletivo”.
Natural de Porto da Folha, Valdir chegou a São Paulo ainda jovem, onde trabalhou como garçom e, depois, maitre. Ele afirma: “Na primeira semana que comecei a trabalhar me associei ao Sinthoresp. Minha mãe, nos anos 70, também fazia parte de um Sindicato em Sergipe. Esse sangue de luta corre na minha veia”. E ressalta: “Foi a coisa mais correta que fiz. Temos um Sindicato presente, uma diretoria correta e muito atuante”.
Recado – Ao assumir o novo cargo na Executiva, Valdir deixa uma mensagem aos jovens. “O Sindicato é muito importante. Além de oferecer lazer, saúde e vários benefícios, temos uma Convenção Coletiva espetacular, que poucos Sindicatos no Brasil têm, com mais de 100 cláusulas que beneficiam a categoria”. E recomenda: “O trabalhador só está fortalecido quando está organizado. Tem patrões ruins e outros bons, mas, quando o calo aperta, quem pode ajudar é o Sindicato”.