É comum que tenha muitas dúvidas sobre negativação de nome e negociações no SPC e Serasa. Por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema, apresentados pelo Jornal Contábil, para esclarecer.
Notícia – A Serasa Limpa Nome criou uma iniciativa de quitação de dívidas de até R$ 1.000 por R$ 100. Clique aqui e saiba mais.
Mito 1 – A empresa tem a obrigação de avisar que seu nome será negativado.
Isso é verdade! O devedor tem direito de receber uma notificação avisando que seu nome será negativado caso não seja feita quitação da dívida em determinado prazo.
Mito 2 – Somente a quitação da dívida tira o nome da negativação, negociação não.
Esse é um mito! Quando é feita uma negociação, a dívida anterior é cancelada e uma nova – com base no que foi negociado – surge. Seu nome é tirado da negativação após o pagamento da primeira parcela.
Mito 3 – Posso receber constantes ligações e mensagens de cobrança.
Mito! Cobranças insistentes e colocar o devedor em situações de constrangimento pode ser considerado cobrança abusiva, podendo ser denunciada ao Procon, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
Mito 4 – O banco pode cortar o meu cartão de crédito.
Mito! O banco não pode cortar um serviço que o cliente já possui, somente impedi-lo de contratar novos.
Mito 5 – O banco pode descontar dinheiro da minha conta automaticamente.
Isso é verdade! Desde que esteja previsto em contrato, o banco pode descontar dinheiro automaticamente por conta de empréstimos não pagos. Com exceção de empréstimos consignados (cujo valor não pode ultrapassar o limite de 30% em conta corrente), o banco pode descontar o valor que preferir.
Mito 6 – Posso ser recusado em entrevistas de emprego.
Verdade! Desde 2012, é determinação do Tribunal Superior do Trabalho que qualquer empregador pode escolher contratar ou não um funcionário caso seu nome esteja sujo.
Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas possam saber!