
Os diretores do Sinthoresp recebem secretários do Turismo e do Desenvolvimento de São Paulo
O 1o Feirão do Emprego do Setor Hoteleiro realizado na sede do Sinthoresp, em parceria com a Capih (Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira) atenderá até às 17h desta quarta-feira (13) ao menos 1.250 pessoas que já receberam senhas distribuídas desde o início desta manhã. Quem não conseguiu ser atendido hoje, poderá retornar nesta quinta-feira (14), entre 8h e 17h.
O evento atraiu o interesse de representantes do governo de São Paulo e da federação patronal, que vieram acompanhar a estrutura e conhecer a sede do Sinthoresp, a Escola de Hotelaria e o Hotel Escola Leques Brasil, . Eles apontaram a importância da iniciativa do Capih e do Sinthoresp em facilitar o encontro entre quem busca uma oportunidade e as redes que não encontram trabalhadores e trabalhadoras para preencher as vagas disponíveis.

Rubens (centro), ao lado do secretário Vinicíus Lummertz (esquerda) e do presidente da Fhoresp , Edson Pinto (direita)
Para o secretário-geral do Sinthoresp, Rubens Fernandes da Silva, o sindicato cumpre seu dever ao proporcionar mais um serviço de utilidade pública e amplia o trabalho já realizado pela Sinthoresp por meio do Bolsa de Empregos, setor voltado para a empregabilidade, que para aproxima os empregados e as empregadas das vagas disponíveis no mercado de trabalho.
“Percebemos que estava ocorrendo um apagão de empregos, que havia vagas, mas a rede hoteleira não conseguia suprir essa demanda. O que queremos é a manutenção dos empregos, criar novas vagas, qualificar pessoas e melhorar as condições de trabalho do setor”, apontou Rubens.
Com a presença de 17 estandes de redes hoteleiras, o encontro recebeu o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que apontou o interesse do Governo em investir em formação profissional, como já faz o Sinthoresp, e promover a criação de cursos técnicos e superiores na rede pública de ensino. Segundo Lummertz, as demandas provenientes do feirão contribuirão com essa construção. “O objetivo é investir em capacitação. Agora vamos ver os cursos que não estão dispostos, mas serão demandados pelas pessoas”, afirmou o secretário.
Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif, destacou a importância da parceria entre trabalhadores, governo e o setor privado para construir pontes. “A internet facilita conexões, mas nem sempre esses canais estão abertos a todos. Por isso, há, sim, um papel a ser cumprido neste sentido. É isso o que este evento realiza. Que ele possa ser replicado como uma experiência positiva”, definiu.
A mesma visão foi apresentada pelo diretor executivo da Federação Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, Edson Pinto. “Esse evento se reveste da maior relevância, neste momento em que o setor vive um apagão de empregos e o turismo é um dos maiores geradores de empregos. Vamos dar continuidade a esse modelo de sucesso”, concluiu.

Vagas – O Feirão de Empregos Hoteleiro é uma iniciativa do Sinthoresp com o CApih, e tem o apoio dos sinicatos hoteleiros patronais de São Paulo (SindHotéis), de Osasco e Região, e da Fhoresp, Federação estadual do patronato. Ao todo, estão disponíveis 724 vagas de empregos em diversas áreas da hotelaria, inclusive para aprendizes e estágiários. As vagas são efetivas.