
Dra. Juliana e o diretor Júlio representaram o setor hoteleiro
O Sinthoresp não defende apenas bons salários e direitos. O Sindicato também se preocupa com a saúde e segurança do trabalhador. Por isso, integra e participa de diversas atividades ligadas ao tema.
Foi o que aconteceu quinta (13). Nosso diretor Júlio Almeida Neto e a advogada do setor de Coletivas, dra. Juliana Pera, participaram do III Ciclo de Palestras sobre Educação para Saúde do Trabalho. A atividade foi promovida pela Fundacentro, que é uma fundação estatal especializada em saúde ocupacional.
Para a dra. Juliana, é importante participar desse tipo de atividade, que amplia o conhecimento técnico e jurídico acerca da educação, saúde e segurança no trabalho. Ela diz: “Esses eventos estimulam o debate. A partir do momento que o trabalhador tem informação, ele passa a reconhecer condições, sintomas e atitudes que afetam sua saúde”.
Assédio – Segundo o diretor Júlio, pressão e assédio fazem mal à saúde. “Um ambiente que não é saudável pode desequilibrar toda a vida do empregado. Ele pode não perceber isso, até que suas condições físicas e mentais estejam comprometidas”, alerta.
Denúncia – Júlio observa que o assédio é recorrente também no setor hoteleiro. “Muitos não têm coragem de denunciar, com medo de represália ou de perder o emprego. Essa pressão vai minando as forças do trabalhador, até que ele não aguenta mais e adoece. Por isso, sempre reforçamos que a pessoa denuncie e procure apoio no Sinthoresp”. Ao fazer a denúncia no Sindicato, a identidade é preservada e mantida em sigilo.
Se ligue – Sofreu assédio? Não se cale. Procure o Departamento Jurídico do Sindicato. Ou ligue: 3218.4350.
Fundacentro – Conheça mais a instituição. Clique aqui e acesse o site.