
Nosso presidente elogia a Constituição, mas lamenta que seja descumprida
Há 30 anos, em 5 de outubro de 1988, era promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. A nova Carta Magna que restabelecia o Estado de Direito.
Chamada por Ulysses Guimarães de Constituição-Cidadã, nossa Lei maior nasceu das lutas cívicas por uma Assembleia Nacional Constituinte. Seu texto foi elaborado por uma qualificada assembleia nacional constituinte, que reunia nomes como Ulysses, Mário Covas, Fernando Henrique, Lula, Paulo Paim, Nelson Jobim e outros de semelhante valor político.
Os constituintes, eleitos pelo voto popular, nos legaram uma Carta socialmente avançada, que só não produziu frutos mais auspiciosos porque vários de seus artigos deixaram de ser regulamentados.
Calasans – Nesta terça (9), no Programa do Sinthoresp, o presidente Francisco Calasans Lacerda, formado pela Faculdade de Direito da USP, fala dos 30 anos da Carta. Ele elogia a Constituição, mas lamenta que seja descumprida, inclusive no que diz respeito ao salário mínimo. “Se seguíssemos o salário instituído por Getúlio, ele estaria hoje em R$ 3,6 mil. Pagar R$ 954,00 a um trabalhador é desrespeitar a Constituição”, ele argumenta.
Nosso presidente também chama atenção para o Artigo 3º. “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: Construir uma sociedade livre, justa e solidária; Garantir o desenvolvimento nacional; Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, diz o texto.
O programa exibirá também um editorial sobre a importância do Sindicato para a educação e os melhores momentos da última rodada do Campeonato Hoteleiro de Futebol, o nosso tradicional Hoteleirão.
TV – A entrevista com Calasans irá ao ar terça (9) no Programa do Sinthoresp, às 11h30, na TV Aberta São Paulo (Canal 9 da NET e 186 da VIVO); e às 13 horas na TV Guarulhos (Canal 3 da NET).