CEO da companhia diz que palhaço não faz visitas escolares, mas 48 organizações afirmam que isso ainda acontece

ONGs enviaram carta ao presidente do Mcdonald’s pedindo que o personagem Ronald McDonald não faça visitas em escolas. Foto: Getty Images
O CEO do McDonald’s, Don Thompson, causou furor entre 48 organizações de oito países ligadas aos direitos do consumidor, publicidade infantil e outras ações de defesa da criança. Em um discurso recente, o presidente da maior rede de fast food do mundo afirmou que “você nunca vai ver o Ronald McDonald dentro de escolas”. No entanto, as ONGs afirmam que o palhaço continua a participar de ações de marketing dentro de escolas e, em carta enviada à companhia, pedem explicações sobre o posicionamento da marca sobre o assunto.
Em nota, o Instituto Alana – que atua na educação infantil – afirma que o documento pede, além de esclarecimentos, que a nova política seja divulgada para todas as franquias do McDonald’s no mundo, caso essa seja realmente a nova postura da empresa.
“As crianças não conseguem discernir o que é publicidade do que é conteúdo. Nas escolas a situação é ainda mais grave, porque é como se a instituição estivesse validando a marca. Para nós, a publicidade nas escolas é absolutamente inaceitável, como claramente afirma a resolução 163 do Conanda. Em outras palavras, tal ação descumpre normas e regulações brasileiras”, afirma Isabella Henriques, diretora do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, em nota, sobre as visitas do Ronald Mcdonald em escola.
A empresa informou por meio de nota que as escola, por meio de suas administrações, pais e professores, convidam o McDonald’s para participar de eventos. “Nessas ocasiões, o Ronald McDonald apresenta programas sobre sustentabilidade, bem-estar, vida ativa e amizade, entre outros temas educativos”, informa. Além disso, segundo a companhia, o personagem Ronald é o embaixador da Ronald McDonald House Charities®, braço social que apoia famílias em todo o mundo.