Já está operando a rede de ônibus da madrugada, chamada de Noturno. Uma antiga reivindicação dos trabalhadores da categoria que dependem do transporte público nos três turnos. O funcionamento em tempo integral, que beneficiará tantos servidores, é uma conquista do secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro em parceria com o Sinthoresp.
“Depois de seis anos de uma árdua luta política do presidente Francisco Calasans, representando os trabalhadores, e minha (na época vereador) junto às autoridades do transporte da cidade, temos ônibus 24 horas na cidade para toda a população”, afirma o parlamentar.
Inicialmente os munícipes contam com 151 linhas que atendem todas as regiões da cidade e funcionam das 0h às 04h.
São 50 linhas estruturais em grandes corredores, que funcionam com ônibus partindo em intervalos de 15 minutos. Elas alimentam outras 101 linhas que fazem o atendimento local, nos bairros, com intervalos de 30 minutos nas partidas. A rede funciona com 454 veículos e tem reserva operacional de 88 coletivos. No total, 32 terminais serão atendidos, entre municipais e metropolitanos.
Ainda segundo Pesaro, o Sinthoresp teve um papel importante nessa vitória por conscientizar as autoridades sobre a situação que viviam alguns trabalhadores da noite. Para ele, os diversos requerimentos encaminhados para os órgãos competentes e as articulações políticas só foram possíveis, graças ao empenho do sindicato em prol de melhores condições para a categoria.
“Essa era uma reivindicação antiga, e, vendo a necessidade desses empregados, passamos a demanda para o Floriano que viabilizou esta vitória para todos os trabalhadores”, disse o presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans.
Floriano conheceu de perto as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores quando era secretário de assistência social do Estado de São Paulo.” Eu fazia o acolhimento da população em situação de rua nos mais diversos bairros da cidade e via pessoas dormindo em pontos de ônibus e debaixo de marquises que não eram moradores de rua. Quando os abordava, descobria que eram trabalhadores da noite de São Paulo que atuavam em bares, restaurantes, hotéis e motéis. Assim que me aproximei do Sinthoresp vi que era minha obrigação ajudar aqueles que não tinham como voltar para casa”, conta.
Baixe o aplicativo!
Para os trabalhadores antenados, já está disponível o aplicativo Coletivo da Madrugada. A ferramenta permitirá que o usuário saiba, por exemplo, qual o ponto de ônibus mais próximo de sua localização, as linhas que o atendem e sua programação, com dados atualizados em tempo real sobre a situação do trânsito. Todas as informações da rede serão disponibilizadas online.
Confira todas as linhas por meio do site: http://www.sptrans.com.br/noturno/
Informações: SPTrans
- Crédito: Leon Rodrigues / Secom
- Crédito: Leon Rodrigues / Secom
- Crédito: Leon Rodrigues / Secom