
Dona Carmem é a coordenadora do Departamento Social
Tem problema que a gente mesmo resolve, mas há outros que precisam de ajuda e apoio. Com esse compromisso, o Sinthoresp mantém o Departamento Social, no segundo andar da avenida Cásper Líbero, 502, Centro da Capital.
Assuntos de família, saúde, problemas no emprego ou devido ao desemprego – tudo isso o Departamento, conduzido pela dona Carmem Shimizu, cuida de tratar, orientar, resolver ou encaminhar a quem de direito. Além da dona Carmem, outras duas assistentes sociais atendem no local, que funciona das 8 às 17 horas.
Segundo dona Carmem, “os maiores problemas que chegam ao nosso Departamento estão ligados a questões de saúde”. Cada caso é avaliado, com zelo e profissionalismo, buscando resolver a demanda do trabalhador. Muitas vezes, a pessoa precisa ser encaminhada ao INSS, para a concessão de benefício previdenciário. Mas o INSS é exigente. Para tanto nosso Departamento Social encaminha a pessoa a um dos postos do Cerest-SP (um centro especializado em doenças do trabalho), que pode expedir o laudo que atesta o chamado “nexo causal”, sem o qual o benefício previdenciário não é liberado.
Documentos – Ao procurar nosso Departamento Social, nunca vá sem documentos. A Carteira de Trabalho é fundamental. Leve também outros documentos de identidade. Caso tenha resultados de exames médicos ou cópia da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), é bom levar, a fim de agilizar o atendimento e os encaminhamentos.
Jurídico – Boa parte das demandas que chegam ao Departamento Social requer orientação ou mesmo atendimento Jurídico. Em sendo necessário, a pessoa será encaminhada a um dos nossos advogados.
Calasans – Nosso presidente Francisco Calasans Lacerda orienta: “Se o trabalhador da categoria tiver necessidade, deve procurar o Departamento Social. Quanto antes se enfrentar o problema, seja de saúde, seja de natureza jurídica, melhor para todos”.