“Muitas vezes pensamos em sindicatos de maneira muito restrita, mas é uma associação, uma entidade que deve cuidar de outras coisas além das trabalhistas. A cultura, por exemplo.” Foi com essa fala que o presidente Francisco Calasans deu início à ja tradicional Live da última segunda-feira. A transmissão com o tema “iniciativas do Sinthoresp para promover a arte e a cultura” contou com a participação de dois convidados especiais: Paulo Pereira, diretor no sindicato e Janaina Cavallin, coordenadora de nossa escola.
Na transmissão, Paulo compartilhou parte da sua história com a cultura, dando ênfase em sua paixão pelo samba, e anunciou que, nas primeiras semanas de Outubro, daremos início ao programa Mesa de Bar. Um espaço reservado para que os trabalhadores possam divulgar sua arte.
Já Janaina contou sobre sua formação e trajetória: “Acabei reunindo as duas paixões: educar e o turismo”, disse. Ela ainda aproveitou sua fala para contextualizar ainda mais o tema da live e sua importância, além de pautar como as duas áreas se conectaram em sua vida: “A cultura está muito enraizada, ela vive junto com o turismo”.
A coordenadora da Escola do Sinthoresp contou sobre as iniciativas que o sindicato estava tomando antes mesmo da pandemia, como o grupo de teatro. “O teatro vem para a nossa categoria como ferramenta de trabalho, para ajudar a lidar com as pessoas”. Reafirmou que a cultura sempre existiu como projeto na Escola de Hotelaria.
Na transmissão também foi esclarecido que o principal objetivo do Departamento Cultural do Sinthoresp é fazer com que os trabalhadores se libertem e percebam que seus talentos artísticos também podem ajudá-los profissionalmente.
Saiba mais – Para mais informações sobre o Departamento Cultural, ligue 3197.2143 ou envie um e-mail para cultura@sinthoresp.org.br.
Confira o bate-papo completo abaixo.