Trabalhadores do Burger King da Grande São Paulo participaram na manhã de hoje, 31, de assembleia que tratou da regulamentação do PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Recebidos pelos colaboradores do sindicato, Maria Zélia de Jesus e João Neto, os jovens trabalhadores receberam a última edição do informativo Sinthoresp e ficaram por dentro da gama de serviços oferecida pelo sindicato, inclusive do convênio com a Faculdade 28 de agosto, que oferece 50% de desconto nos cursos de Administração de Empresas.
Durante a assembleia, conduzida pelo vice-presidente Gilberto José da Silva e pelo advogado Gilmar Xavier, foram apresentadas todas as cláusulas do acordo, que prevê uma gratificação semestral em dinheiro, independente do salário, aos colaboradores das lojas que atingirem 100% das metas estipuladas.
A assembleia contou com a presença dos trabalhadores, de representantes do Sinthoresp e de uma representante da empresa, e todos os trabalhadores tiveram liberdade para perguntar sobre qualquer assunto relacionado ao ambiente de trabalho. Foram levantadas dúvidas a respeito de procedimentos como acúmulo de funções, uso do EPI, escala de folgas, fornecimento de vale refeição, pagamento do dissídio coletivo, entre outros, e todas elas foram ouvidas e respondidas didaticamente, com o embasamento jurídico de Gilberto e Gilmar.
Após o encontro, em respeito aos trabalhadores que vieram de várias cidades da Grande São Paulo e distantes do centro, o vice-presidente Gilberto José da Silva fez questão de convidar todos os presentes para um almoço cortesia no restaurante do Sinthoresp. “Vocês estão na casa do trabalhador, e além de saírem daqui bem informados e com plena consciência de seus direitos e do desejo do governo de enfraquecer esses direitos, vocês também voltarão para casa ou para o trabalho alimentados”, brincou Gilberto ao fazer o convite para o almoço!
Eu ainda não conhecia o sindicato, é a primeira vez que eu participo de uma assembleia que é um ato que dá liberdade para a gente que é trabalhador, defende os nossos direitos e o de muitos que as vezes não conhecem ou não sabem que podem vir aqui e falar e tentar melhorar o seu trabalho. Para mim foi muito bom, vocês deram todo o apoio pra gente e eu creio que muitos que vierem procurar vão gostar também. Eu espero que esses políticos, corruptos e tal, não consigam vencer e tirar o sindicato de nós trabalhadores, porque é o único meio que a gente tem de melhorar o nosso trabalho e as nossas condições financeiras, porque a gente trabalha a nosso favor e a favor da empresa, pois sem ela a gente também não consegue ter a nossa família e os nossos bens. Talisson Costa, colaborador do Burger King
Eu já ouvi falar do sindicato mas nunca me aprofundei em saber o que ele poderia fazer por nós, e hoje tive essa experiência e achei muito bom saber de nossos direitos e nossos deveres e saber o que o sindicato faz lutando pelos trabalhadores. Gostei muito, a refeição também foi ótima, agradeço muito. Francisco Nelton – colaborador do Burger King