Diariamente, muitos trabalhadores sofrem com injustiças em seus empregos. E é para amparar a cada um deles que o Sinthoresp tem um departamento jurídico experiente e atuante.
O setor de Iniciais Trabalhistas é o primeiro contato do trabalhador com nossos advogados. O atendimento é gratuito para associados e não associados, basta trabalhar em bares, hotéis ou restaurantes e sua principal missão é fazer com que todos possam ter seus direitos respeitados.
Um desses direitos é o pagamento de férias, que está garantido na CLT. A equipe de comunicação do Sinthoresp ouviu a história de Vitor Camargo, que sofreu, junto com seus colegas a falta do pagamento de suas férias.
Ele conta que o direito de tirar férias era algo que não acontecia no trabalho. “Trabalhei 2 anos sem registro e após me registrarem, segui na empresa por mais 3 anos. Nunca davam férias, diziam que se saíssemos de férias, não haveria pagamento e poderia ter uma demissão por justa causa”, afirma.
“Após uma série de transtornos no dia a dia, busquei outro emprego. Pedi as férias para poder fazer essas visitas e entrevistas. Minha superior dizia que pagaria, mas vi com diversos colegas que a empresa queria pagar parcelado e começava a colocar descontos indevidos, então não tirei”, conta.
Vitor decidiu buscar o Sinthoresp após sua demissão e falou sobre como foi o atendimento. “Fui a uma Regional do Sinthoresp e lá eles pegaram meu holerite, minha rescisão e fizeram as contas. Fui muito bem atendido e logo me encaminharam para a unidade Casper Líbero. No setor de Iniciais, me orientaram de forma bem clara, mesmo por telefone. A Ana foi uma das pessoas que mais me deu atenção, mesmo de férias, ela foi atrás do que eu precisava”, avalia.
O chefe de cozinha ressalta que o principal motivo para buscar o apoio do jurídico foi por se sentir desrespeitado como funcionário. “Coloquei a empresa na justiça principalmente pelo desrespeito, o trabalhador precisa de férias, de descanso, precisa passar tempo com a família e isso foi desrespeitoso. Outros sofrem o mesmo, mas não sei se tiveram coragem de mover uma ação.”, conclui.
Ana Sabino, advogada responsável pelo setor de Iniciais Trabalhistas explica mais sobre o direito às férias. “ As férias devem ser concedidas, por ato exclusivo do empregador, independente da vontade do empregado, desde que para isto, exista o prévio comunicado com antecedência mínima de 30 dias. Após cada período de 12 (doze) meses de trabalho, o empregado terá direito a férias”, detalha.
A advogada também diz sobre como deve ser o pagamento referente ao direito. “O pagamento das férias e, se for o caso, o do 1/3 constitucional, serão efetuados até 02 (dois) dias antes do início do respectivo período”, complementa.
PROCURE O SINTHORESP – E você: Se sente injustiçado no trabalho? Teve algum direito não cumprido pela empresa? Procure nosso setor de Iniciais Trabalhistas, no Centro de Atendimento Cásper Líbero, ou em uma de nossas regionais e peça ajuda. Estamos aqui para te dar todo o suporte que você precisa.
Para mais informações ligue em nossa Central de Atendimento Jurídico 3197.4653, opção 4. Estamos disponíveis de segunda à sexta, das 08h às 17h.