
Morador da zona oeste de São Paulo, Milton Vieira Cordeiro construiu sua trajetória profissional na categoria a partir de 1985 e se aposentou em 2017. Nesse período, em 1991, ele decidiu se associar ao Sinthoresp e acompanha, desde então, o crescimento da estrutura colocada à disposição dos trabalhadores.
Ao lembrar do início da relação com o sindicato, Milton recorda que, na época em que se filiou, a sede era bem menor. “Quando eu me associei no sindicato foi em 1991. Então o sindicato era bem pequenininho, tinha uma casinha aqui ao lado. Era aquela casinha ali, graças a Deus expandiu bastante”, conta.
Hoje, já aposentado, ele afirma que utiliza de forma frequente os serviços oferecidos pelo Sinthoresp. “Eu uso todos os médico, dentista, advogado, tudo que o sindicato oferece eu estou sempre usando, porque a gente precisa estar usando”, relata. Milton também destaca que já utilizou a colônia de férias em algumas oportunidades. “Eu já usei a colônia de férias algumas vezes também. Muito bom”, resume.
O incentivo para que outros trabalhadores se filiem ao sindicato aparece com clareza no seu depoimento. “Sinceramente eu gostaria que pelo menos todo o pessoal que trabalhasse na categoria viesse participar. Porque tem muitos aí que às vezes participavam, saíram fora, outros não querem saber”, comenta. Ele lembra que, quando ainda estava na ativa, chegou a incentivar colegas a se associarem. “Quando eu trabalhava na categoria ainda incentivei pessoas para se filiar, mas não quiseram. Seria bom que todos da categoria se filiassem no sindicato. Que é muito bom. Tem muita coisa que ajuda a gente pra caramba”, afirma.
Milton também cita o atendimento jurídico como um dos pontos importantes dessa relação. “Inclusive eu tenho um processo aí na Justiça, que eu não estou gastando nem um centavo”, relata, reforçando o impacto prático do serviço na sua vida.
Ao final, ele faz questão de agradecer a direção e o corpo de funcionários do sindicato. “Agradeço todos os diretores do sindicato, inclusive uma pessoa que eu admiro bastante é a Cícera e essa pessoa que estava aqui agora mesmo, a Soninhia, também é uma bênção de Deus essas meninas, que são pessoas muito maravilhosas”, diz.
O depoimento de Milton reforça a percepção de quem viveu o crescimento do Sinthoresp ao longo das últimas décadas e segue utilizando, na aposentadoria, os serviços e a estrutura construída para atender os trabalhadores e trabalhadoras da categoria.













