No dia 26 de junho de 2025, o Hotel Deville, localizado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, foi palco de uma importante assembleia com seus colaboradores, conduzida pelo SINTHORESP – Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região. O objetivo do encontro foi discutir e aprovar a implantação de um Acordo Coletivo de Trabalho voltado à cobrança e distribuição das gorjetas (taxa de serviço) entre os empregados da unidade.
A assembleia foi conduzida pelo diretor do Sindicato, Pedro Francelino, acompanhado pelo advogado da entidade, Dr. Gilmar Alves. Durante o encontro, os representantes do SINTHORESP destacaram os inúmeros benefícios da formalização das gorjetas por meio de acordo coletivo, como a inclusão dos valores na base de cálculo de direitos importantes como férias, 13º salário e FGTS, garantindo mais segurança jurídica e valorização ao trabalhador.
Na ocasião, foram eleitos quatro representantes dos funcionários para compor a comissão que acompanhará a arrecadação e distribuição da taxa de serviço. A empresa também indicou dois membros. Um dos avanços destacados foi a concessão de estabilidade no emprego aos representantes dos trabalhadores, fortalecendo sua atuação na defesa dos interesses da equipe. Também foi estabelecido um valor mínimo por ponto de taxa de serviço, garantindo aos empregados uma remuneração mínima referente a essa verba.
O diretor Pedro celebrou a medida e ressaltou um diferencial importante: “Graças à cobrança da taxa de serviço se estender também à hospedagem, todos os colaboradores do hotel serão contemplados na divisão, e não apenas os do setor de alimentos e bebidas. Essa inclusão reforça a valorização coletiva da equipe”.
Já o advogado Dr. Gilmar Alves pontuou a importância da previsão de uma pontuação mínima garantida para os trabalhadores, o que, segundo ele, “valoriza ainda mais o processo de negociação e traz segurança a todos os envolvidos”.
A gerente de Recursos Humanos do Hotel Deville, Franciene, também reconheceu os benefícios do acordo: “Além de trazer segurança jurídica, o acordo coletivo tem um impacto direto na motivação e satisfação dos nossos colaboradores. É um passo importante na valorização de toda a equipe”.
O Sinthoresp segue firme no compromisso de promover avanços concretos para a categoria, sempre por meio do diálogo, da negociação coletiva e da valorização dos trabalhadores.