O Sinthoresp recebeu denúncias de supostas irregularidades cometidas contra os funcionários do Hotel Estância Atibainha, localizado na cidade de Nazaré Paulista, interior de São Paulo. De acordo com trabalhadores, o hotel comete práticas como assédio moral, jornada excessiva, falta de registro na carteira profissional, trabalho análogo à escravidão, falta de manutenção dos uniformes e o não fornecimento de vale-transporte.
Para apurar as acusações o Sinthoresp organizou um protesto na tarde da última terça-feira (6) em frente ao hotel, que reuniu diretores, trabalhadores e representantes da Nova Central Sindical. “Queremos falar com os representantes da empresa. Estamos aqui para defender os trabalhadores de qualquer tipo de desrespeito às leis e aos direitos trabalhistas”, afirmou Francisco Mendes, diretor da Regional de Atibaia.
Representantes do hotel apareceram horas depois do início do protesto e, embora a tentativa inicial tenha sido a de afastar os sindicalistas e a equipe de imprensa que representava o sindicato, acabaram cedendo. Após longa conversa, foi agendada uma assembleia do Sinthoresp com os trabalhadores para hoje à tarde (07/08).
“Teremos a oportunidade de ouvir os trabalhadores para tomar uma decisão em relação a essas denúncias de práticas nefastas e essa foi a nossa primeira conquista, mas não vamos ficar parados, ainda há muito a fazer”, afirmou Francisco, que aproveitou para agradecer ao apoio da diretoria do Sinthoresp e de todos os que estiveram envolvidos na manifestação.