Ofício expõe realidade dos trabalhadores e pede por empatia
Na segunda (8), às 15h, nosso secretário geral Rubens Fernandes da Silva protocolou junto ao secretário chefe da Casa Civil da prefeitura de São Paulo, sr. Orlando Lindório de Faria, ofício pleiteando a retomada segura das atividades do segmento de Restaurantes, Bares e Similares. Também participaram do encontro o Dr Carlos Augusto, consultor jurídico da ANR (Associação Nacional dos Restaurantes) os empresários Sylvio Lazzarini Neto e Marcelo Fernandes, do setor de bares e restaurantes, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Tuma, que mediou o encontro.
O documento externa a preocupação do Sinthoresp com os impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19 e destaca dados recentes, divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) sobre contratos rescindidos no setor entre março e abril de 2020.
Segundo o ofício, quase 300 mil trabalhadores tiveram seus contratos de trabalho rescindidos em todo país, o Estado de São Paulo concentra 32% desse total e já demitiu quase 100 mil trabalhadores nos setores de alojamento e alimentação.
Assinado pelo presidente Francisco Calasans Lacerda e pelo secretário geral Rubens Silva, o documento reforça que “Esses números tornam-se ainda mais relevantes e dramáticos se forem somados às suspensões contratuais, que permitiram ao setor, mesmo diante das dificuldades, preservar parte dos postos de trabalho”.
O texto também chama a atenção para as dificuldades que os trabalhadores do setor têm enfrentado para se manter nesse período de isolamento social. “Fato é que, passados mais de 80 dias do início do isolamento social, o cenário é devastador. A diretoria do Sinthoresp, diariamente, toma ciência da realidade de que trabalhadores do nosso setor estão passando por necessidades e enfrentando dificuldades para se manter durante a quarentena, sobretudo no que diz respeito às dificuldades de caráter social. Sem emprego e renda, muitos trabalhadores não têm conseguido recursos básicos, como alimentação, remédios, produtos de higiene pessoal, e, ainda mais, não conseguem honrar despesas essenciais como aluguel, água, luz, gás, entre outros”.
Por fim, o sindicato reforça que tem dialogado com o setor patronal para garantir condições seguras de trabalho para os empregados e para a sociedade como um todo, durante a retomada das atividades.
Encaminhamento – O ofício foi recebido e protocolado pelo secretário chefe da Casa Civil da prefeitura de São Paulo e será encaminhado para avaliação do prefeito Bruno Covas. Segundo Rubens, com a entrega do documento o Sinthoresp procura despertar a empatia das autoridades à situação de milhares de trabalhadores que mal tem conseguido sustentar suas famílias. “A situação é muito delicada e, nosso apelo é para que possamos unir forças, seguir os protocolos e não medir esforços para buscar soluções no sentido de assegurar, no mínimo, a dignidade da pessoa humana”.
Outras Ações – Na última semana o Sinthoresp também assinou, em conjunto com diversas entidades do setor, documento direcionado ao governador João Dória, além de ofício conjunto com o SindResBar Osasco, Alphaville e região, direcionado aos prefeitos da região. A pauta desses documentos é a mesma: a retomada segura das atividades no setor.
Ebook – Nosso sindicato também apoiou a produção de um e-book com orientações para retomada segura da atividade em bares, hotéis e restaurantes (ACESSE AQUI). O material traz uma mensagem do presidente Calasans em nome dos trabalhadores do setor e orientações voltadas aos empregados, empegadores e entidades civis e sindicais dos setores de gastronomia, hotelaria, turismo e eventos, para uma retomada segura da atividade econômica. A FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo) e CNTur definiram o e-book como protocolo oficial a ser apresentado para governos de todo o Brasil.
Conteúdo – Diariamente o Sinthoresp tem produzido conteúdo informativo sobre medidas preventivas, iniciativas governamentais e orientações para a categoria a respeito de práticas seguras para prevenção à COVID-19. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais e fique sempre atualizado sobre este tema. Clique aqui ou acesse https://linktr.ee/sinthoresp e siga nossos canais oficiais de comunicação.